Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 27° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,114 Euro agora: R$ 5,469
Política


Giuseppe Laporte alerta para a prevenção contra a dengue



Divulgação

 

“Lafaiete, assim como várias outras cidades de Minas Gerais e do Brasil, vive uma perigosa escalada dos casos de dengue. A doença vem sobrecarregando os sistemas de saúde e, principalmente, causando sofrimento e riscos à vida da população. Mas é possível mudar esse quadro, desde que cada um faça a sua parte”. O alerta, feito pelo médico e vereador Giuseppe Laporte, destaca a importância de se adotar medidas de prevenção para combater o mosquito e desacelerar as contaminações.

“São cuidados simples, que muitos de nós já conhecemos, mas que alguns negligenciam, por pensar que nunca serão afetados, ou que não são capazes de mudar essa realidade. Mas isso é um erro. Comece por limpar as calhas e lajes das casas; mantenha recipien­tes/locais de armazenamento de água (como caixas d’água, poços, latões e tambores) tampados e siga as demais dicas de prevenção. Juntos, vamos vencer esse momento difícil”, afirma.

Confira outras dicas para prevenir a dengue

  • Guarde garrafas vazias de boca para baixo;
  • Elimine a água acumulada em plantas, como bambus, bananeiras, bromélias, gravatás, babosa, espada de São Jorge, dentre outras. Coloque areia, preenchendo o prato até sua borda, ou lave-o semanalmente, com esponja ou bucha e sabão, para eliminar completamente os ovos do mosquito.  
  • Verifique se existem pneus, latas ou qualquer outro objeto que possa acumular água nos terrenos baldios. 
  • Identifique, na vizinhança, a existência de casas desocupadas e terrenos vazios, e localizar os donos para verificar se existem criadouros do Aedes aegypti. 
  • Lave os bebedouros de animais com escova, esponja ou bucha, e troque a água pelo menos uma vez por semana. 
  • Não deixe qualquer depósito de água aberto (ex.: potes, tambores, filtros, tanques e outros). Como o mosquito é bem pequeno, qualquer fresta, neste tipo de depósito, é suficiente para a fêmea conseguir colocar ovos e iniciar um novo ciclo.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Frances Elen, no dia 04/02/2024 - 07:20


Comente esta Notícia