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Política


Vereador Professor Oswaldo propõe aulas de robótica para o ensino municipal



Divulgação

Segundo o vereador, a robótica educacional é uma metodologia e ensino com foco em pesquisa

Cada vez mais, os recursos tecnológicos estão presentes no nosso dia a dia e ter o conhecimento para se ambientar adequadamente a esta realidade faz toda diferença. Principalmente para as crianças e adolescentes, no período escolar: um contexto no qual eles já se encontram em processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências que ajudam na formação educacional, social e cidadã. A robótica é um dos segmentos da tecnologia que também vem crescendo bastante nos últimos tempos, e com avanços significativos para diversas áreas. Atende, hoje, desde a indústria à realização de procedimentos médicos, promovendo inúmeros benefícios e facilidades no tratamento de diversas doenças. 

Analisando este cenário, onde a máquina e o homem estão cada vez mais próximos, o vereador Professor Oswaldo Barbosa reuniu-se com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o objetivo de apresentar e trazer para o ensino municipal de Lafaiete aulas de robótica: “Além de serem inovadoras, essas aulas estimulam a concentração, coordenação motora e criatividade, ao ter que manipular as peças de forma estratégica. A robótica também trabalha o raciocínio lógico, a fim de despertar no aluno a encontrar soluções para problemas. E isso pode ser feito em grupo, o que promove também maior interatividade e capacidade de trabalhar em equipe, uma habilidade crucial nos tempos atuais", analisa o vereador. 

A robótica educacional diz respeito a uma metodologia ativa de ensino com foco em pesquisa, descoberta e construção de robôs para resolver desafios voltados às necessidades do cotidiano. Sua prática estimula a construção do conhecimento de forma interdisciplinar e contribui para o desenvolvimento dos estudantes, favorecendo a autonomia e a proatividade, diferente dos modelos tradicionais. Enfim, vai além da construção de máquinas e robôs, incentivando os alunos a refletirem sobre problemas do dia a dia. 

“A incorporação da tecnologia nas escolas não apenas estimula a criatividade, mas também promove a organização e autonomia dos educandos. As aulas possibilitam a integração entre conteúdos teóricos e práticos, nos quais um depende ativamente do outro para atingir os objetivos, evidenciando como a tecnologia pode ser uma aliada no processo educacional”, conclui.




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Postado por Jornal Correio, no dia 30/01/2024 - 11:10


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