Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 15° Agora: 24° Segunda, 29 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,116 Euro agora: R$ 5,483
Saúde


Termina nesta sexta-feira a campanha de vacinação contra a poliomielite



Foto: Reprodução/PMCL

 

Atenção pais: termina nesta sexta-feira, 30 de setembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Em um levantamento realizado pelo Jornal CORREIO no início de setembro, apenas 2.267 crianças tinham sido imunizadas. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, até o dia 9 de setembro, a cidade deveria vacinar contra a poliomielite 6.122 crianças com idade entre 1 e 5 anos. O número representa 37,03% da cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde, que é 95%, e expõe milhares de meninos e meninas às graves consequências. Leia a matéria completa aqui.

Segundo a referência técnica em imunização Ana Paula Gonçalves, nas últimas semanas o número de crianças vacinadas aumentou, mas ainda não é o ideal. A cobertura em Lafaiete está no percentual de 75%. Ela faz o alerta:  "Lembrando aos pais que a campanha nacional termina na próxima sexta-feira, dia 30 de setembro, portanto, quem ainda não levou seus filhos para vacinar ainda tem tempo, procure o posto de saúde de bairro o quanto antes”.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa causada por um vírus que vive no instestino, o poliovírus. A contaminação se dá pelo contato direto com fezes ou secreções eliminadas pela das pessoas infectadas e pode causar ou não a paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. Não existe tratamento específico, sendo os principais sintomas febre, mal-estar, dor de cabeça, dor de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação (prisão de ventre), espasmos musculares, rigidez na nuca e até mesmo a meningite. A única forma de prevenção é a vacina.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Mariana Carvalho, no dia 29/09/2022 - 09:58


Comente esta Notícia