Opinião


O desafio de conciliar faculdade e maternidade



Ser mãe aos 19 anos gera inúmeras críticas da sociedade, inclusive a primeira pergunta é: "Mas, e os estudos?" e de brinde terminam com um "você acabou com a sua vida". Hoje eu estou aqui pra dizer, caros responsáveis pela maledicência, que quem tem sede pelo sucesso não existe empecilho algum que seja barreira para qualquer sonho gigante.

Um filho é capaz de só somar, e quem é mãe sabe disso. Não será fácil e ninguém disse que seria. Mas se você alimenta seu sonho com prazer, determinação, disposição, coragem, firmeza e persistência, você recolherá o seu grande fruto. A caminhada será desafiadora e repleta de obstáculos. Como eu sempre digo, a maternidade é uma caixinha de surpresas. Um dia está tudo bem, no outro parece que tudo está de cabeça pra baixo e você precisa saber lidar com esses acontecimentos e de pé firme no chão.

Eu tenho um sonho de uma futura profissão desde os meus 16 anos. Sempre tive certeza do que eu quero, e quando engravidei em pleno início de faculdade pensei que não daria conta, mas a minha sede de vitória não me deixou desistir. O tempo será seu maior inimigo. Conciliar a maternidade com a faculdade ou qualquer outra coisa requer um novo planejamento e reorganização das 24 horas que o dia possui, e isso será o primordial para com que dê pra cumprir suas tarefas sem deixar de fazê-las.

Uma pessoa que te apoie é essencial. O pai do meu filho, meu melhor amigo, noivo e eterno namorado em todo tempo esteve segurando a minha mão, me dando total força além de cuidar tão bem do Heitor enquanto estava ausente, estudando. Esse companheirismo é fundamental, porque além de tudo, a solidão materna às vezes é sacana, cruel e ela existe.

Por isso, mãe de primeira viagem, gestante, tentante: é possível. A maternidade não nos limita, ela nos empodera.

Autora: Letícia Lorrayne de Carvalho Souza



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 20/12/2018


Veja também



Comente esta Notícia