Região


Projeto Vida da ImageMagica chega a Desterro de Entre Rios com oficinas



Estudantes da escola estadual Carmela Dutra, no bairro Pereirinha, em Desterro de Entre Rios, participam das oficinas de fotografia do Projeto Vida. O projeto é desenvolvido pela ImageMagica com o patrocínio da Ferro+, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Os estudantes  aprenderão técnicas de fotografia digital durante encontros presenciais.

A ideia da ação, além de ensinar aos alunos sobre como produzirem fotografias utilizando técnicas profissionais, é mostrar a importância de se perceber o mundo em que vivemos por meio de um olhar crítico, e é esse o olhar que posteriormente será transformado em fotografias pelos alunos durante as aulas.

 

Oficinas

As atividades das oficinas serão guiadas por dois fotógrafos educadores da organização ImageMagica, utilizando o tema meio ambiente como fio condutor dos exercícios teóricos e práticos que serão executados pelos estudantes. O objetivo dos encontros é fazer com que os alunos desenvolvam uma base sólida de conhecimentos sobre a fotografia que possam ser aplicados facilmente no dia a dia, até mesmo na hora de produzir fotos com o celular.

  

Saída fotográfica

No decorrer das atividades, os estudantes participarão de 'saídas fotográficas' onde colocarão em prática todo conhecimento aprendido nas aulas. Os jovens fotógrafos receberão um smartphone para a produção de fotos sobre o tema meio ambiente dentro da escola, e todas as imagens criadas serão acompanhadas de uma legenda, também criada pelo autor da fotografia, para complementar a mensagem transmitida pela imagem.

 

Dia da multiplicação e ação com professores

Os participantes das oficinas regulares serão treinados para repassarem os conhecimentos aprendidos aos colegas. Em um dos dias da ação, os alunos é quem vão dar a aula de fotografia! Além da multiplicação de conhecimento entre os alunos, os professores também participam de uma oficina especial sobre o uso da fotografia como uma ferramenta de ensino multidisciplinar.

Ao final dos encontros, os participantes serão prestigiados em uma cerimônia de formatura com entrega de certificado de participação no curso, o evento será aberto aos familiares e amigos dos estudantes. A escola também receberá uma exposição, assim todo o público que visitar o local será impactado com as mensagens criadas pelos alunos.

 

Serviço

Instituição: Escola Estadual Carmela Dutra

Endereço: R. Realino José de Andrade, 100, Desterro de Entre Rios - MG, 35494-000

Datas: de 22 a 27 de outubro ? Horário das oficinas: das 13h às 17h.

A formatura com os estudantes do projeto acontecerá no sábado dia 27.

 

Sobre a Ferro+ Mineração

Localizada no território de Ouro Preto atua na extração, beneficiamento, concentração e comercialização de minério de ferro. Com foco na segurança de suas operações e respeito à legislação ambiental emprega atualmente 350 (trezentos e cinquenta) funcionários diretos.

 

Sobre a ImageMagica

Criada em 1995, pelo fotógrafo documentarista André François, é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, que desenvolve ações das áreas educacional, cultural e de saúde, sempre usando a fotografia e a linguagem visual como ferramentas de trabalho.

Por meio da fotografia, a ImageMagica aplica seus projetos em escolas e hospitais, possibilitando  reflexão e transformação social. Além disso, desde 2005, realiza documentários fotográficos de André François sobre a saúde no Brasil e no mundo. É afiliada ao DPI (Departamento de Informação Pública) da ONU, desde 2006.

 

Para mais informações sobre a ImageMagica:

Site: www.imagemagica.org

Facebook: www.facebook.com/imagemagicapage

Instagram: @imagemagica

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Redação, no dia 24/10/2018


Comente esta Notícia