Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 15° Agora: 24° Sábado, 27 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Nayara Costa


Outono X Saúde: como proteger nosso sistema imunológico?



O dia 20 de março foi marcado pela chegada do outono, estação do ano caracterizada como mais seca e com uma queda brusca da umidade do ar, o que abre portas para diversas doenças respiratórias e alergias. Por isso, na coluna de hoje, vou dar algumas dicas de como podemos proteger o nosso sistema imunológico diante das mudanças de temperatura que a nova estação traz.

Durante o Outono, as pessoas estão mais vulneráveis ao desconforto que a mudança de estação pode provocar. No entanto, crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas apresentam maiores chances de desenvolver síndromes gripais, bronquites, sinusites e pneumonias.

Além disso, outros problemas podem se tornar frequentes, como irritação nos olhos, coceira e secura, resultando em quadros de conjuntivite.

Entretanto, o Outono pode afetar a saúde de outras formas pela propensão ao ressecamento da pele e alergias. Para que você não sofra com nenhum desconforto, conheça as dicas de como cuidar da saúde durante a estação:

Evite ambientes fechados
Principalmente durante o período de pandemia, evitar locais fechados e aglomerações deve ser a primeira dica de como cuidar da saúde em qualquer estação do ano.

Locais fechados favorecem a proliferação de alguns vírus e bactérias transmitidos pelo ar. Por isso, durante o Outono, essas doenças se tornam mais comuns. 

Beba muita água

Algumas doenças respiratórias são causadas pelo ar frio, que deixa as vias aéreas mais secas. Outra dica sobre como cuidar da saúde é adotar o hábito de beber muita água. Manter o corpo e a pele hidratados pode ajudar na prevenção de algumas doenças comuns nessa época do ano.

Mantenha a pele hidratada

Durante as estações mais frias do ano, a pele do nosso corpo costuma ficar mais seca, e isso pode aumentar irritações, rachaduras e alergias superficiais da pele, principalmente em regiões mais expostas, como o rosto, pescoço, lábios e bochechas. Por isso, usar cremes e hidratantes para o corpo, evitar banhos quentes e muito demorados, passar protetor solar também em dias nublados e frios e hidratar os lábios com protetores labiais podem ser de grande ajuda.

Lave sempre as mãos para cuidar da saúde
Outra dica muito importante de como cuidar da saúde em todos os períodos do ano é realizar a lavagem frequente das mãos. Essa simples ação pode evitar a transmissão de doenças respiratórias e também gastrointestinais.

Consuma alimentos da época

Uma dieta equilibrada, que inclua todos os elementos da roda dos alimentos, é essencial. Sobretudo perante estações que trazem novas ameaças à saúde. Consumir frutas e legumes é uma forma de fortalecer o sistema imunológico e obter os nutrientes essenciais para a época. Assim, logo que chega o outono, prefira os alimentos da estação. A nível dos carotenoides, que ativam o sistema imunológico e melhoram a defesa do organismo, podemos consumir batata-doce, abóbora, cenoura, beterraba, laranja e romã. Já o limão, espinafre, couve-de-bruxelas e outros vegetais de folha verde da época representam fontes de vitamina C, um poderoso antioxidante que estimula a resistência a infeções, sobretudo a nível respiratório.

O Selênio também tem um papel preponderante no auxílio ao sistema imune, uma vez que elimina os radicais livres, atuando em sinergia com a vitamina E. Podemos encontrá-lo em alimentos outonais, como cebola ou brócolis. Quanto à vitamina E, atua na melhoria da resposta imunitária.

Espero que você tenha gostado das dicas da coluna de hoje. Um abraço e até semana que vem!

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 22/03/2024

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna