Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 14° Agora: 15° Quinta, 09 de Maio de 2024 Dólar agora: R$ 5,090 Euro agora: R$ 5,430
Papo Seguro


11 dicas para uso de EPIs



 

Você entende a importância da conscientização do uso de EPI dentro das empresas? Os equipamentos de proteção individuais são indispensáveis para a proteção dos colaboradores, contribui para um ambiente mais seguro e oferece bem-estar e qualidade de vida para a equipe. Existem alguns aspectos que devem ser evidenciado: a obrigatoriedade do empregador em disponibilizar os EPIs, orientar e treinar para o uso!

1. Sipat: realizar Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) é uma das funções da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). É comum que no dia a dia os trabalhadores deixem de observar algus cuidados . Por isso, é importante separar um tempo para reforçar os conceitos de segurança.

2. capacitações: a oferta de capacitações periódicas também é necessária. É importante incluir orientações sobre o EPIs e de como se comportar em ambientes de risco.

3. Incentive o diálogo: os funcionários precisam compreender os fatores que englobam a segurança do trabalho. Uma boa ideia é incentivar a conversa, de maneira que todos aprendam um com o outro.

4. Personalize os EPIs: um erro da empresa é disponibilizar apenas EPIs do tamanho médio, já que é o mais usado. Isso só pode causar sérios riscos de acidentes.

5. bons treinamentos: essa medida pode: minimização dos problemas com a fiscalização; redução de acidentes; melhora na qualidade dos processos; aumento da produtividade; e fortalecimento da imagem da empresa.

6. Faça reuniões: um dos fatores de resistência da utilização dos EPIs é a desinformação. As reuniões periódicas podem ser uma oportunidade para que os integrantes do time possam expressar suas opiniões.

7. Ofereça EPIs de qualidade: quando a empresa oferece EPI de qualidade, os colaboradores percebem que existe um investimento na segurança. Além disso, vários em­pregados deixam de usar os EPIs por receberem itens em mau estado de conservação ou de tamanho errado.

8. boas práticas: é importante que os EPIs sejam substituídos de tem­­pos em tempos. É fundamental es­tar atento a vida útil dele e os colaboradores devem se sentir à vontade para pedir um novo item sempre que perceberam algum sinal de dano ou prazo de validade vencido.

9. cultura do uso do EPI: podem acontecer falhas de comunicação dentro da empresa. Utilize jornais informativos, murais, panfletos, vídeos e outros recursos para falar sobre o tema de forma direta.

10. informações conscientes: existem funcionários mais conscientes e que seguem o que é certo. A empresa pode pedir para eles darem seus depoimentos, falando sobre a relevância do uso de EPI. Isso motiva os colegas.

11. Comemore os resultados: comemorar e apresentar as conquistas motiva a equipe. A empresa pode mostrar o tempo que está sem acidente ou premiar colaboradores que se destacaram pelo uso do EPI.

Com informações do site: https://blog.volkdobrasil.com.br/conscientizacao-uso-epi/



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Papo Seguro, no dia 28/07/2022

Rodrigo Pereira Chaves


Engenheiro de segurança do trabalho e proprietário da Protege EPI

Rua Lopes Franco, 545, Carijós, Lafaiete

Telefone: (31) 3762-1898

E-mail: protegeepei@protegeepi.com

Instagram: protegeepilafaiete

Facebook: @protegeequipamentos



Comente esta Coluna