Cuidado: contém glúten! Com certeza você já leu estas advertências em diversas embalagens de centenas de produtos. E o aviso não é à toa, o glúten causa uma alergia muito severa em certas pessoas e é justamente sobre isso que vou falar na coluna de hoje: os perigos do glúten.
Glúten nada mais é que uma proteína encontrada no trigo, cevada, aveia e centeio. Como estes cereais são ingredientes de vários alimentos, é fácil constatar que vivemos cercados por glúten. Mas, se é algo natural, por que tanta preocupação com ele?
Algumas pessoas têm alergia à substância, outras são portadoras de doença celíaca ou possuem certa intolerância à proteína. Ingerir comidas que contenham essa substância pode ser o gatilho para reações desagradáveis, como por exemplo: diarreia, dor abdominal, inchaço, danos ao intestino delgado, problemas na absorção dos nutrientes, anemia e fadiga.
Tratamento e Cuidados
Quem sofre com alergia ao glúten tem um tratamento bem parecido com aqueles que sofrem com a doença celíaca. Precisam ser excluídos da alimentação todos os produtos que possuem a proteína. Assim, os sintomas vão diminuindo dia após dia.
Além disso, existem alimentos naturais ou manipulados que podem ser prescritos por especialistas para repor a falta da proteína no organismo sem causar danos à saúde.
Espero que vocês tenham gostado do tema de hoje. Um abraço e até semana que vem.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Nayara Costa, no dia 04/12/2020