Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 18° Agora: 23° Quinta, 28 de Março de 2024 Dólar agora: R$ 5,008 Euro agora: R$ 5,400
Nayara Costa


COMO OS VEGANOS PODEM MANTER UMA DIETA SAUDÁVEL E COM TODOS OS NUTRIENTES NECESSÁRIOS?



 

A dieta vegana, que exclui a carne ou qualquer alimento de origem animal, tem ganhado cada vez mais seguidores no mundo. A diferença entre veganos e vegetarianos é que os últimos não se alimentam de carne, mas consomem produtos de origem animal como ovos e laticínios. Mas como os veganos podem manter uma alimentação adequada e com todos os nutrientes necessários? É sobre a suplementação alimentar para veganos que vou falar um pouco mais na coluna de hoje, vamos lá?!

Adotar o estilo vegano é uma escolha pessoal, mas grande parte dos seguidores atribuem a opção às questões éticas e à preocupação com o meio ambiente e saúde. Como estão excluídos da dieta os derivados de animais, muitos nutrientes acabam ficando de fora e precisam ser compensados de alguma forma.

Aí surgem os suplementos específicos para os veganos. Produzidos em forma de cápsulas, shakes, ou até mesmo barras de cereais, os suplementos apresentam ativos que contém ferro, aminoácidos e vitaminas. Além disso, ainda existem sobremesas e pastas proteicas que podem substituir as convencionais. 

OUTROS TIPOS DE ALIMENTOS

Para driblar a falta de ferro no organismo, os veganos devem recorrer à outras fontes alimentares como o trigo, os cereais, as leguminosas, os vegetais verde-escuros - especialmente a couve -, e as frutas secas. A vitamina D, por exemplo, está presente no óleo de peixe, nos ovos e na carne.

Os aminoácidos, os veganos encontram nos cereais, nas castanhas e nas leguminosas, principais fontes da proteína. E o ômega 3, pode ser encontrado no ácido linoleico, que por sua vez, é encontrado na soja, na linhaça e nas nozes.

O mais importante é manter a dieta sempre acompanhada por um nutricionista. O profissional irá avaliar toda a sua saúde e indicar a melhor dieta a ser feita para que não falte nenhum nutriente essencial para o seu organismo. 

Espero que vocês tenham gostado das dicas. Um abraço e até semana que vem!

 

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 13/11/2020

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna