Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 15° Agora: 21° Sábado, 27 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,115 Euro agora: R$ 5,470
Coluna MG - Sindijori


COLUNA MG: Rede de Notícias do Sindijori MG 03/07



UFJF coordena estudo para vacina

No meio da corrida mundial pela criação de uma vacina que possa atuar na prevenção do coronavírus, o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFJF entra com a sua contribuição. O grupo de pesquisadores coordena um estudo que pode chegar ao desenvolvimento de uma vacina oral. O trabalho também tem como intenção reduzir a gravidade da doença em pessoas que integram os grupos de risco e ainda identificar quais são os vírus em circulação na Zona da Mata. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

 

Ipatinga adota medicamentos

Desde o último dia 22 de junho, médicos que atendem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ipatinga já são orientados, por meio da nota técnica, ao uso da Hidroxicloroquina e Azitromicina para o tratamento contra a covid-19. Os pacientes, mesmo ainda suspeitos, passaram a receber os medicamentos, em caso de prescrição médica, como forma de evitar o agravamento da doença a ponto de haver necessidade de internação, explicou o governo local. A nota técnica dá mais segurança ao corpo médico para seguir orientação do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Medicina. (Diário do Aço- Ipatinga)

 

Espécie ameaçada é encontrada

A professora e pesquisadora do Instituto Federal do Sul de Minas, campus Poços de Caldas, Mireile Reis dos Santos, e os alunos de iniciação científica encontraram a perereca da folhagem ou perereca-macaco (Pithecopus ayeaye – Lutz 1966), alvo do estudo de ecologia e conservação aprovado em 2019, financiado pela instituição britânica Rufford Foundation e IF. Após percorrer uma área de aproximadamente 500.000 m2, em quase 40 dias de amostragem, a equipe do projeto, enfim, encontrou a espécie, já no final da estação reprodutiva, em janeiro de 2020. (Jornal Mantiqueira- Poços de Caldas)

 

Parque Tecnológico é inaugurado

O Parque Científico e Tecnológico Figueira do Rio Doce está localizado em um espaço amplo. Reúne poder público, entidades e universidades na produção de projetos desenvolvidos a partir da tecnologia, buscando a inovação e reforçando Governador Valadares como polo acadêmico de conhecimento, título já reconhecido no município, devido às faculdades e campos de extensão que ocupam um espaço significativo na cidade. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, inaugurou o Parque na manhã desta quinta-feira, 2. (Diário do Rio Doce- Governador Valadares)

 

UFOP desenvolve sensor

Um sensor para monitorar a concentração de gás carbônico (CO2) em ventiladores mecânicos pulmonares, desenvolvido por pesquisadores do departamento de Engenharia de Controle e Automação na Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), pode ampliar o uso do equipamento, de forma simultânea, por mais de um paciente infectado com o novo coronavírus. O projeto tem como objetivo aprimorar as técnicas para uma possível utilização múltipla de ventiladores mecânicos. (Jornal Voz Ativa- Ouro Preto)

 

Hospital abre dez novos leitos

Com o aumento dos casos confirmados de Covid-19 no município, a Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, formalizou mais uma etapa do plano de ação para reforçar o sistema público e garantir atendimento aos infectados pela doença. Entraram em operação nesta quinta-feira, 2, no Hospital Municipal, mais dez leitos de UTI exclusivos para o tratamento desse público. O plano de trabalho é dividido em etapas. A primeira delas setorizou 11 leitos de UTI no Hospital Municipal. (Jornal Boca do Povo- Sete Lagoas)

 

São Vicente proíbe circulação

A Prefeitura de São Vicente de Minas prorrogou o decreto que proíbe a circulação de pessoas nas vias públicas das 20 horas às 6 horas, até o dia 06 de julho. A determinação vem de acordo com as precauções para evitar a propagação do Coronavírus no município. (Jornal Panorama – Baependi)

 

Inadimplência cresce 11,43%

Dos mais de dois mil Microempreendedores Individuais (MEIs) da cidade de Arcos, 42,39% ainda estão inadimplentes com o pagamento do Documento de Arrecadação Mensal do Simples Nacional (DAS), de acordo com dados da Receita Federal. No município, até o mês de abril havia 20.430 MEIs, porém, até a mesma data, apenas 1.400 pessoas tinham pagado o documento. Tendo em vista a pandemia da Covid-19, que afetou diretamente os Microempreendedores Individuais, neste ano o índice de inadimplência aumentou 11,43% em comparação ao mesmo período do ano anterior. (Correio do Centro-Oeste- Arcos)



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Coluna MG - Sindijori, no dia 03/07/2020

Coluna MG: Rede de Notícias do Sindijori Minas Gerais


Coluna MG: Rede de Notícias do Sindijori Minas Gerais



Comente esta Coluna