Tempo em Lafaiete: Hoje: 21° - 13° Agora: 13° Quinta, 15 de Maio de 2025 Dólar agora: R$ 5,636 Euro agora: R$ 6,305
Comunidade


O cenário do e-commerce em 2025: por que SEO e propaganda andam juntos

Estratégias comprovadas para unir anúncios pagos e otimização orgânica. Domine os dois lados do funil de vendas



Foto de Kindel Media no Pexels


 

Nosso mundo foi digitalizado. Hoje com apenas alguns toques em uma tela é possível escolher, pagar e receber por um produto, tudo sem sair do lugar. Os comércios digitais ganharam um novo formato e significado. O que antes era limitado e pouco utilizado, agora é o principal canal comercial da maioria dos negócios. Tendo em vista o aumento no número de e-commerce, percebemos a importância de entender seus algoritmos. Daí surge o SEO, que dita todo o funcionamento do direcionamento digital. 

Muitos ainda acham que a otimização de conteúdo SEO não afeta o andamento do negócio final. No entanto, dados da ABComm de 2024 mostraram o contrário, 53% das compras online começam em buscas no Google. Além disso, o Search Engine Land verificou que anúncios no Google Ads têm CTR 2x maior quando a página de destino está otimizada para SEO.

Como criar propagandas de produtos com SEO integrado

Claro que elaborar conteúdos otimizados nem sempre é fácil. Na maioria das vezes a melhor opção é buscar por um bom profissional da área, mas nem sempre isso é possível. Por esse motivo, abaixo vamos dar algumas dicas para você criar uma propaganda de produtos otimizada com SEO.

1. Palavras-chave que conectam anúncios e conteúdo

Escolher quais as palavras-chave do seu negócio é fundamental no momento de divulgá-lo. Se você, por exemplo, vende garrafas de água, a palavra-chave “garrafa de água” deve ser incluída no seu anúncio. Além disso, você também deve utilizá-la nos subtítulos na página do produto. 

2. Landing pages otimizadas para converter

Páginas com SEO técnico adequado convertem 50% mais que páginas não otimizadas. Isso mostra que o cliente chega ao seu site com mais facilidade e se atrai mais por ele quando o mesmo é otimizado. 

Alguns dos pontos a serem observados é o meta título com a palavra-chave, URL limpa e velocidade de carregamento abaixo de 2s. Na hora de criar uma landing page foque no que realmente importa. 

Métricas essenciais para o sucesso do seu e-commerce

Existem alguns dados estratégicos que todo gestor deve acompanhar para tomar decisões inteligentes. A fim de te ajudar a entendê-los e identificá-los, listamos abaixo. 

1. CAC vs. LTV

Analisar esses dois valores é fundamental para comparar os seus gastos para converter clientes com o quanto eles te fazem lucrar. A meta ideal é a de que o LTV seja 3x maior que o CAC para garantir lucratividade. Desse modo você consegue manter um maior controle financeiro. 

2. Taxa de rejeição em páginas-chave

Essa é a sua forma de identificar quantas das pessoas que entram no seu site saem dele sem sequer interagir. Se a taxa for alta, é possível identificar que há um problema na retenção que pode estar associado a otimização e conteúdo relevante. A experiência do consumidor deve ser o foco. 

3. Taxa de conversão

A conversão é o que vai dizer o desempenho real do seu negócio. A média é entre 1% e 3% para e-commerces brasileiros, segundo análise da ABComm em 2024. Se os valores forem muito baixos, você pode fazer algumas coisas pra tentar melhorar, como reduzir as etapas do checkout. Tente entender quais as necessidades dos seus clientes. 

4. Tráfego Mobile vs. Desktop

Pesquisas apontam que 68% das compras são feitas por dispositivos móveis, isso significa que as pessoas preferem realizar as suas compras em seus celulares ou tablets. Isso é conveniente porque são aparelhos que podem ser levados para qualquer lugar e manuseados com muita facilidade. Tendo isso em vista, priorize versão mobile com carregamento rápido.

Erros comuns que arruínam sua estratégia de conteúdo

Se você está tendo problemas com a conversão dos seus clientes, pode checar se está cometendo algum dos erros comuns que atrapalham seu negócio. O principal deles é a duplicação de conteúdo em páginas de produto. Se você utilizar descrições iguais em diferentes produtos, acabará perdendo pontos de SEO. 

Outro erro que surge com certa frequência é ignorar a intenção de busca. Se os anúncios não corresponderem ao conteúdo da página haverá uma maior taxa de rejeição. Uma pesquisa da Ahrefs de 2023 mostrou que 58% dos usuários abandonam sites se o conteúdo não atender à busca.

SEO e propaganda: a dupla dinâmica que vai turbinar seu e-commerce

Não adianta investir em propaganda e ignorar o SEO, ou vice-versa. É necessário equilibrar ambos com sabedoria. Afinal, se seu e-commerce não possuir qualquer um dos dois, não irá prosperar.  Lembre-se que anúncios inteligentes alimentam o SEO, e conteúdo otimizado potencializa os resultados dos seus anúncios. Além disso, os dados nunca mentem, se você monitorar o CAC, LTV e taxa de rejeição, sempre estará a par do que está acontecendo. O sucesso do seu e-commerce não depende de sorte, mas de otimização constante e ações inteligentes.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 13/05/2025 - 17:46


Comente esta Notícia