Foto: Crédito da imagem: GRS_0633 - Revista Ecológico
Quem representou o projeto na cerimônia e recebeu o prêmio foi Carlos Mello, diretor-superintendente da CSN Mineração
Na noite de terça-feira, dia 29, o projeto Garoto Cidadão, da Fundação CSN – setor social do grupo CSN –, foi consagrado com o Prêmio Hugo Werneck de Meio Ambiente & Sustentabilidade, na categoria “Destaque Nacional”. A premiação, considerada uma das mais relevantes do país nas áreas de responsabilidade social e sustentabilidade, reconhece iniciativas que promovem mudanças efetivas na sociedade e no meio ambiente.
Com uma trajetória marcada por compromisso social e estímulo à cidadania, o projeto Garoto Cidadão se destaca por fomentar a criatividade, o protagonismo juvenil e a consciência crítica entre crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Ao reduzir a exposição desses jovens a riscos sociais, o programa contribui diretamente para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
“Estamos muito felizes e orgulhosos por esse reconhecimento. O prêmio Hugo Werneck reforça o valor do trabalho que desenvolvemos com tanto empenho e carinho, e evidencia o impacto positivo que geramos nas comunidades onde atuamos”, destaca André Isnardi, gerente geral da Fundação CSN.
Quem representou o projeto na cerimônia e recebeu o prêmio foi Carlos Mello, diretor-superintendente da CSN Mineração. “Ver o Garoto Cidadão ser reconhecido nacionalmente nos enche de orgulho, especialmente por tudo o que ele representa para Congonhas, Belo Vale e Rio Acima e outras comunidades pelo país onde estamos presentes. Esse reconhecimento mostra que investir nas pessoas, na cultura e na educação é o caminho certo para promover uma transformação real e duradoura”, destacou.
Presente em 14 municípios de seis estados brasileiros – Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul –, o Garoto Cidadão atendeu 3.989 crianças e adolescentes só em 2024. No mesmo período, foram realizadas 337 ações culturais, alcançando mais de 70 mil pessoas.
Mais do que números, o projeto representa transformações reais na vida de milhares de jovens. São histórias de superação, crescimento e descobertas, acompanhadas de perto pelos educadores e equipes que se dedicam diariamente à missão de transformar o futuro por meio da arte, da cultura e da educação.
“O Garoto Cidadão é cada jovem que floresce e encontra seu lugar no mundo. Este prêmio é um reconhecimento a todos – educadores, famílias, parceiros e, principalmente, os próprios jovens – que fazem esse projeto ser o que é: uma verdadeira força de transformação social”, conclui André.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 05/05/2025 - 15:44