Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG/Agência Minas
A nova fase da campanha prevê ainda a ampliação do horário de funcionamento das salas de vacina, incluindo atendimento em fins de semana e horários alternativos
Com o objetivo de conter o avanço das doenças respiratórias durante o outono, o Governo de Minas Gerais ampliou a vacinação contra a gripe para toda a população com mais de seis meses de idade. A medida foi oficializada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) por meio da Deliberação CIB-SUS/MG nº 5.185/2025, publicada no Jornal Minas Gerais.
Segundo a SES-MG, a decisão visa aumentar a cobertura vacinal e reduzir a circulação do vírus da influenza, que tende a se intensificar nos meses mais frios. "A vacinação é a principal forma de prevenção. Por isso, decidimos estender a campanha para proteger um número ainda maior de pessoas", destacou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Prosdocimi.
A população pode se vacinar nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), vacimóveis e postos volantes instalados em pontos estratégicos dos municípios. A orientação é que a caderneta de vacinação seja atualizada durante o atendimento, sempre que possível.
A nova fase da campanha prevê ainda a ampliação do horário de funcionamento das salas de vacina, incluindo atendimento em fins de semana e horários alternativos. A SES-MG também determinou que os municípios organizem ações voltadas a públicos vulneráveis, como pessoas em situação de rua, quilombolas e detentos. Conforme a Resolução SES/MG nº 10.094/2025, as prefeituras devem garantir insumos, profissionais capacitados e o registro imediato das doses aplicadas — etapa considerada essencial para o abastecimento contínuo das vacinas, que são enviadas pelo Ministério da Saúde.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 30/04/2025 - 14:46