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O Dia das Mães será comemorado em 11 de maio
Considerada a segunda data mais importante do varejo, o Dia das Mães promete movimentar o comércio em Minas, conforme aponta uma pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG).
Segundo o levantamento, neste ano, 64,9% dos mineiros devem ir às compras e a intenção é gastar, em média, R$ 293,13, valor 7,4% superior ao de 2024. Além disso, 84% dos entrevistados também pretendem celebrar a data com um almoço ou jantar especial. Na opinião do economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva, o Dia das Mães possui a emoção como maior diferencial entre todas as datas comemorativas. “É uma data que não passa despercebida pelos consumidores e o apelo emocional, em muitos casos, supera as condições cautelosas que o cenário econômico do País ainda nos impõe”, observa.
Ainda de acordo com os dados, entre as opções de presentes mais procurados destacam-se o vestuário (35,4%), seguido por cosméticos e perfumaria (22,0%), calçados (14,6%) e floricultura (14,6%). “Como se trata de um público específico, os produtos que apresentam uma gama maior de opções e variedade de preços são os que mais se beneficiam, pois possibilitam ao consumidor adequar o presente à sua capacidade financeira”, analisa Vinícius Silva.
Formas de pagamento
No que tange às formas de pagamento, o cartão de crédito parcelado será utilizado por 28,0% dos entrevistados, seguido pelo cartão de crédito à vista (26,0%), o Pix (22,0%) e o cartão de débito (20,0%). Apenas 4,0% irão pagar em dinheiro. “A opção pelas compras parceladas são uma forma de os consumidores maximizarem seu poder de compra, sem comprometer sua liquidez mensal”, afirma o economista da FCDL-MG.
Já com relação ao período em que serão realizadas as compras, 62% dos mineiros pretendem fazê-las na primeira semana de maio, enquanto outros 24,0% vão deixar para a última hora. Apenas 14,0% realizarão suas compras ainda neste mês de abril. “A pesquisa nos mostra que o grande apelo emocional da data faz com que o cenário seja de boas oportunidades para o varejo. Por isso, os lojistas devem focar no atendimento customizado, nos preços promocionais e na variedade de produtos”, completa Vinícius Silva.
Ausência da Mãe
A pesquisa da FCDL-MG também procurou saber, entre o percentual de consumidores que não irão presentear (35,1%), qual a justificativa para tal decisão.
A maioria (70%) respondeu que o motivo é a ausência da mãe. Outros 20% disseram ser por motivos particulares e 10% por questões financeiras.
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Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 25/04/2025 - 07:20