Tempo em Lafaiete: Hoje: 27° - 16° Agora: 18° Domingo, 20 de Abril de 2025 Dólar agora: R$ 5,851 Euro agora: R$ 6,702
Região


Terça-feira Santa em Congonhas é marcada pela celebração do Encontro de Jesus e Maria

O sermão foi proferido pelo Monsenhor Celso Murilo, da Arquidiocese de Mariana



Fotos: Prefeitura de Congonhas - Daniel Silva e Nathália Coelho


O reencontro simbólico entre Mãe e Filho aconteceu em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição


A cidade histórica de Congonhas reviveu, nesta terça-feira, 15 de abril, um dos momentos mais marcantes da Semana Santa: a celebração do Encontro de Nosso Senhor dos Passos com Nossa Senhora das Dores. A cerimônia comovente reuniu centenas de fiéis e foi marcada por silêncio, oração e profunda reflexão espiritual. A imagem de Jesus Cristo, carregando a cruz, partiu da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, acompanhada por personagens que representam figuras bíblicas. Simultaneamente, a imagem de Nossa Senhora das Dores saiu da Igreja do Rosário em cortejo separado. O reencontro simbólico entre Mãe e Filho aconteceu em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde o ambiente foi tomado pela emoção dos fiéis.

O sermão do encontro foi proferido pelo Monsenhor Celso Murilo, da Arquidiocese de Mariana, que ressaltou o significado espiritual da cena. “O encontro entre Jesus e Maria nos recorda que o amor verdadeiro se faz presente mesmo na dor. É uma oportunidade para refletirmos sobre nossos próprios caminhos e reencontros. A Paixão de Cristo nos ensina a caminhar com fé, mesmo diante do sofrimento”, destacou. A celebração foi promovida pelas paróquias Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Matriz de São José Operário, Paróquia Mãe da Igreja e Basílica do Senhor Bom Jesus, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Próxima celebração:
Nesta quarta-feira (16), a programação segue na Basílica, às 21h, com a retomada da encenação da tradicional dança de Salomé no Palácio de Herodes, logo após o sermão.

 

Procissão

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 16/04/2025 - 13:20


Comente esta Notícia