Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Reconhecido como o maior certame da história do Brasil, o CPNU recebeu 2,1 milhões de inscrições para 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos públicos.
Os candidatos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) começarão a ser convocados a partir de maio, conforme anunciado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A medida foi anunciada após a sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nos próximos dias, o MGI deve publicar uma portaria única autorizando a nomeação de 4.335 classificados para cargos que não demandam curso de formação. As vagas pertencem aos blocos temáticos de 1 a 8, com exigência de ensino médio ou superior.
Segundo Queila Cândida Ferreira Morais, coordenadora-geral de Concursos e Provimento do ministério, o modelo centralizado de autorização garantirá maior agilidade ao processo. “Essa autorização única dá celeridade ao trâmite e permite que os órgãos iniciem a convocação de forma mais coordenada”, afirmou em nota oficial. Após a liberação, os 16 órgãos e entidades federais participantes ficarão responsáveis por publicar os respectivos atos de nomeação e dar posse aos selecionados.
A autorização contempla as seguintes instituições: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Ministério da Saúde (MS), Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Advocacia-Geral da União (AGU), Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), Ministério da Cultura (MinC).
A documentação necessária para as nomeações já foi encaminhada ao Ministério do Planejamento e Orçamento, responsável por confirmar a disponibilidade de recursos no orçamento da União.
Maior concurso do país
Reconhecido como o maior certame da história do Brasil, o CPNU recebeu 2,1 milhões de inscrições para 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos públicos. As provas foram aplicadas em 218 cidades, abrangendo todas as regiões do território nacional.
No dia 28 de fevereiro, o MGI publicou a classificação final dos candidatos, além da relação de convocados para os cursos de formação, que já estão em andamento.
Fonte: Agência Brasil
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 15/04/2025 - 19:20