Foto: divulgação Corpo de Bombeiros
A retirada completa do tanque e o tratamento da área atingida seguirão sendo realizados pelas equipes especializadas
O Corpo de Bombeiros segue atuando na ocorrência envolvendo um caminhão-tanque carregado com cerca de 35 mil litros de gasolina, que explodiu e pegou fogo na última quinta-feira, 10 de abril, na altura do km 23 da MG-448, na serra de Santa Bárbara do Tugúrio.
Na manhã de sexta-feira, 11 de abril, uma equipe composta por três militares retornou ao ponto do acidente para acompanhar o transbordo do combustível remanescente. A operação, iniciada às 9h20, foi realizada com rígidos protocolos de segurança, devido ao risco de novas ignições. Equipados com EPIs e equipamentos de proteção respiratória, os bombeiros montaram duas linhas de combate, uma delas com uso de Líquido Gerador de Espuma (LGE), apropriado para controlar situações com produtos inflamáveis. Mesmo após o controle das chamas, parte da carga não havia sido consumida pelo fogo. A atuação dos bombeiros se estendeu por aproximadamente nove horas, sendo finalizada por volta das 18h30, com o término do transbordo da carga e a retirada do cavalinho (cabeçote do caminhão) do local. A retirada completa do tanque e o tratamento da área atingida seguirão sendo realizados pelas equipes especializadas.
Finalizada a transferência da gasolina para outro tanque, os cinco compartimentos do veículo foram alagados com água misturada a LGE, medida adotada para evitar reações químicas ou reignição durante o período em que o local permanecerá sem vigilância direta. A ação contou com o apoio da Polícia Militar, que organizou o tráfego na rodovia, além de uma empresa de gestão ambiental, encarregada da remoção do combustível e da mitigação dos impactos no entorno.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 12/04/2025 - 13:20