Foto: Freepik
Um tempo de fé, reflexão e conversão
Com a proximidade da Páscoa, as paróquias de Conselheiro Lafaiete se preparam para vivenciar uma das épocas mais significativas do calendário litúrgico cristão. A Semana Santa, que relembra os últimos passos de Jesus Cristo — desde sua entrada triunfal em Jerusalém até a ressurreição gloriosa — será marcada por uma série de celebrações, procissões, encenações e momentos de oração que unem fé, emoção e tradição.
As comunidades locais se mobilizam para manter vivas as expressões de religiosidade popular que atravessam gerações, com intensa participação dos fiéis em missas solenes, Vias-Sacras, sermões e rituais próprios desse tempo. Cada paróquia organiza suas atividades com zelo, oferecendo à população uma oportunidade de renovação espiritual e profunda reflexão.
Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes
Domingos de Ramos – 13 de abril
A abertura das celebrações será marcada pela bênção dos ramos, às 7h, no Centro Comunitário da Cachoeira. Os fiéis seguirão em caminhada até a Igreja Matriz, onde ocorrerá a Santa Missa. Às 16h, haverá nova bênção na entrada do Centro Comunitário São Benedito, seguida de celebração. À noite, às 19h, a liturgia será novamente realizada na Matriz.
Segunda-feira – 14 de abril
A partir das 19h30, a comunidade poderá participar do momento penitencial coletivo(confissão comunitária), também na Igreja Matriz.
Quarta-feira – 15 de abril
A juventude terá um momento especial de reconciliação, com confissão comunitária às 19h30, na matriz paroquial.
Quinta-feira – 16 de abril
O Tríduo Pascal se inicia com a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, às 19h, incluindo o rito do Lava-pés e a apresentação dos Santos Óleos. A celebração será seguida por Vigília Eucarística até as 23h.
Sexta-feira da Paixão – 18 de abril
As atividades começam às 9h30, com confissões na Igreja de Nossa Senhora das Graças, localizada na rua Francisco Lana, bairro Satélite. Às 15h, a Ação Litúrgica acontece na Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, com a Meditação das Sete Palavras e distribuição da Comunhão.
Sábado Santo – 19 de abril - A comunidade é convidada a levar velas para a cerimônia da Vigília Pascal, considerada a mais importante do calendário litúrgico. A celebração terá início às 19h, com a bênção do fogo no estacionamento da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, seguida de caminhada até o templo.
Domingo da Ressurreição -20 de abril
O Domingo de Páscoa terá duas missas: às 9h30, com aclamação ao Cristo Ressuscitado, e às 19h, marcando o encerramento da Semana Santa
Orientações importantes
Paróquia de Nossa Senhora da Conceição
Sábado – 12 de abril
As atividades têm início às 6h30 e 15h, com celebrações na Matriz. Às 18h30, após a Santa Missa, haverá procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores em direção à Paróquia de São João Batista.
Domingo de Ramos – 13 de abril
Celebração às 6h30 na Matriz. Às 8h30, haverá missa com bênção dos ramos na comunidade Santa Efigênia. Às 9h30, na Capela de Santo Antônio, ocorre a bênção seguida de caminhada até a Matriz, onde será dada continuidade à liturgia. Ainda na Matriz, haverá celebrações às 17h e 19h30.
Segunda-feira Santa – 14 de abril
Celebrações eucarísticas às 6h30 e 17h na Matriz.
Terça-feira Santa – 15 de abril
As missas continuam nos mesmos horários (6h30 e 17h) na Matriz. Às 19h, serão realizadas celebrações nas igrejas de São João Batista e Basílica do Sagrado Coração de Jesus. Ao fim, procissões com as imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores seguirão para a Matriz, onde acontecerá o tradicional Sermão do Encontro.
Quarta-feira Santa – 16 de abril
Missas às 6h30 e 17h na Matriz. Às 19h30, celebração penitencial (não é absolvição comunitária) na mesma igreja.
Quinta-feira Santa – 17 de abril
O dia inicia com o Ofício de Laudes às 6h30. Às 19h, Missa da Ceia do Senhor com rito do Lava-Pés e, após a transladação do Santíssimo Sacramento, vigília até a meia-noite na capela lateral da Matriz.
Sexta-feira da Paixão – 18 de abril
Às 6h30, Ofício de Laudes. No mesmo horário, três procissões da Via Sacra sairão simultaneamente dos bairros Santa Efigênia, Fonte Grande e Capela de Santo Antônio em direção à Matriz. Às 9h, será proferido o Sermão das Sete Palavras, com transmissão pela Rádio Queluz FM 99.5. Às 15h, celebrações da Paixão do Senhor com adoração da cruz na Matriz e na Igreja de Santa Efigênia. Às 18h30, a encenação da Paixão será apresentada na escadaria da Matriz, seguida por caminhada até a Basílica do Sagrado Coração de Jesus, onde ocorrerá o Sermão do Descendimento e a Procissão do Enterro.
Sábado Santo – 19 de abril
A manhã começa com o Ofício de Laudes às 6h30, seguido por momento penitencial (catequese) às 9h. Às 20h, a comunidade se reúne para a Solene Vigília Pascal, com bênção do fogo, proclamação do Exultet e batismo dos catecúmenos.
Domingo de Páscoa – 20 de abril
A programação do Domingo da Ressurreição inicia às 6h30 com Santa Missa e procissão da Ressurreição. Às 10h e 17h, novas celebrações na Matriz, sendo esta última seguida da procissão do Triunfo de Nossa Senhora. A última missa do dia será às 19h30.
Paróquia de São Sebastião
Domingo de Ramos – 13 de abril
A jornada se inicia com celebrações às 7h e 8h30 na Matriz, com a bênção de ramos. No mesmo horário, na Capela de São Gonçalo, bênção de ramos, seguida de caminhada e missa. Às 10h, os fiéis se reúnem na praça da Matriz para a cerimônia com participação infantil e procissão em torno da igreja. Às 17h, haverá encenação da entrada de Jesus em Jerusalém na escadaria da Matriz, seguida da bênção de ramos e procissão pelas ruas Luiz Leite, Comendador Nemésio, Av. Furtado, Wenceslau Brás e Praça São Sebastião. A missa solene ocorrerá no adro da igreja.
Segunda-feira Santa – 14 de abril
O dia conta com missa matinal às 7h. À noite, às 19h, acontece nova celebração com o Sermão do Pretório, proferido pelo Monsenhor Nedson Pereira de Assis. Em seguida, ocorre a tradicional Procissão do Fogaréu, representando a prisão de Cristo, passando por várias ruas antes de retornar à Matriz.
Terça-feira Santa – 15 de abril
Pela manhã, a Matriz celebra missa às 7h. À noite, às 19h, missas no Santuário da Luz e Igreja de São Sebastião, seguidas das procissões com as imagens de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos. Às 21h, na Praça São Sebastião, ocorre o tocante Sermão do Encontro, conduzido pelo padre Lucas Germano de Azevedo, seguido da tradicional "rasoura" com as imagens retornando à Matriz.
Quarta-feira Santa – 16 de abril
Celebrações continuam às 7h e 19h. A missa noturna é seguida pelo Ofício de Trevas, marcado pela participação do grupo Madrigal Roda Viva.
Quinta-feira Santa – 17 de abril
Confissões comunitárias são oferecidas às 8h e 10h na Matriz. À noite, às 19h, a Missa da Ceia do Senhor é celebrada simultaneamente nas capelas de Nossa Senhora Aparecida e São Gonçalo, incluindo o rito do Lava-pés. Na Matriz, também as 19h, a celebração inclui o Sermão do "Mandatum" e a transladação solene do Santíssimo Sacramento para a Capela da Reposição, onde ocorre vigília até a meia-noite.
Sexta-feira da Paixão – 18 de abril
O dia começa com Via-Sacra às 6h30 na Matriz. Em seguida, confissões comunitárias ocorrem na Capela de Nossa Senhora Aparecida (8h) e na igreja de São Sebastião (9h30). Às 13h, acontece o Sermão das Sete Palavras, ministrado pelo padre Waldeir da Paixão Silva. Às 15h, as capelas e a Matriz realizam a Ação Litúrgica da Paixão com Adoração da Cruz, orações solenes e comunhão. À noite, às 19h, acontece a encenação da crucificação na escadaria da Matriz, seguida pelo Sermão do Descendimento, pregado pelo padre José Mário Santana Barbosa, e a Procissão do Enterro pelas ruas centrais da cidade.
Sábado Santo – 19 de abril
A programação inicia com oração do Ofício de Laudes às 7h e confissões comunitárias às 7h, 8h30 e 10h30. Às 19h, Vigílias Pascais são realizadas nas capelas de São Gonçalo e Nossa Senhora Aparecida. Às 19h30, a Matriz sedia a solene celebração pascal, com bênção do fogo, acendimento do Círio Pascal, batismo dos catecúmenos e Santa Missa.
Domingo de Páscoa – 20 de abril
Às 5h, Missa da Ressurreição na Matriz, seguida da procissão com o Santíssimo Sacramento. Missas acontecem também às 7h, 8h30 e 10h, esta última com foco nas crianças. Às 17h, ocorre a missa festiva com a Procissão do Triunfo de Nossa Senhora, que culmina com bênção, coroação da Virgem Maria e encenação da Ressurreição. A programação se encerra às 20h30 com a última celebração eucarística da Semana Santa.
Paróquia de São João Batista
Sábado, 12 de abril
Às 19h, a Matriz de São João Batista celebra a Eucaristia com ênfase no dízimo, seguida da Procissão do Depósito de Nossa Senhora das Dores, que sai da Matriz de Nossa Senhora da Conceição. O cortejo passa por locais tradicionais como as praças Barão de Queluz, Tiradentes e ruas centrais, até a Matriz de São João Batista, ao som do Grêmio Musical 12 de Outubro. A imagem de Nossa Senhora permanecerá no templo até a Terça-feira Santa para veneração dos fiéis.
Segunda-feira, 14 de abril
Sob o tema “A Casa Comum é causa de todos nós”, o dia inicia com oração e reflexão da Via Sacra da Campanha da Fraternidade, coordenadas por diversas pastorais e movimentos leigos. Às 15h, haverá confissões individuais. À noite, a partir das 19h, celebra-se a Eucaristia com meditação sobre o julgamento de Jesus, seguida de cerimônia penitencial.
Terça-feira, 15 de abril
Com foco no cuidado com o meio ambiente, o dia começa com a Via Sacra refletida por grupos vocacionais e pastorais. Às 15h, a Eucaristia será dedicada a Maria junto à cruz de Cristo, com presença marcante das mulheres da comunidade. Às 19h, outra missa será realizada, seguida da Procissão de Encontro, com a imagem de Nossa Senhora das Dores retornando à Matriz de Nossa Senhora da Conceição. A musicalidade será novamente conduzida pelo Grêmio Musical 12 de Outubro.
Quarta-feira, 16 de abril
O dia será reservado ao atendimento de confissões individuais, a partir das 15h, preparando os fiéis para o Tríduo Pascal.
Quinta-feira, 17 de abril
Sob o tema “Chamados ao respeito sagrado pelas obras do Criador”, a Celebração da Ceia do Senhor acontece às 19h30, com o tradicional rito do Lava-Pés. Haverá coleta de alimentos e itens de higiene para doação. Ao término, o Santíssimo Sacramento será conduzido à Capela da Reposição, com vigília até a meia-noite.
Sexta-feira, 18 de abril
O segundo dia do Tríduo Pascal começa com Caminhada Penitencial pela manhã, rumo à Comunidade Dom Luciano, com jovens e representantes das pastorais. Às 14h30, a meditação das Sete Palavras de Jesus antecede a Ação Litúrgica da Paixão, marcada para as 15h. À noite, os fiéis se reúnem novamente para refletir sobre as Dores de Nossa Senhora.
Sábado, 19 de abril
Com a proposta de viver em harmonia com a criação, a programação começa ao meio-dia com mensagem especial transmitida pela Rádio Carijós FM. Às 19h, a Solenidade da Vigília Pascal inclui bênçãos do fogo novo e da água batismal, renovação das promessas batismais e proclamação da Páscoa. A juventude paroquial participa ativamente da celebração.
Domingo, 20 de abril
O Domingo de Páscoa começa às 7h com Celebração Eucarística Solene, reunindo todas as expressões da paróquia. Em seguida, a Procissão da Ressurreição conduz o Santíssimo Sacramento pelas principais ruas do centro até a Matriz de São João Batista, finalizando com a bênção final e a alegria da vitória de Cristo sobre a morte.
Basílica do Sagrado Coração de Jesus
Domingo de Ramos 13 de abril
As missas ocorrerão às 6h30 e 8h na Basílica. Às 9h, a celebração inicia-se com a bênção dos ramos na Igreja Nossa Senhora da Paz, seguida por procissão em direção à Basílica, onde a liturgia será concluída. Entre 16h e 18h, os jovens participam de um encontro de reflexão. Às 18h30, será celebrada a última missa do dia.
Segunda-feira Santa – 14 de abril
O sacramento da reconciliação estará disponível das 9h às 10h. Às 19h, será realizada a Santa Missa, seguida pela Via-Sacra e pela recepção da Procissão do Depósito da Imagem do Senhor dos Passos, vinda da Matriz Nossa Senhora da Conceição. Na Igreja Nossa Senhora da Paz, acontece também a chegada da imagem do Senhor dos Passos trazida da Paróquia São Judas Tadeu.
Terça-feira Santa – 15 de abril
Confissões serão atendidas das 9h às 10h e das 16h às 17h. O Ofício de Vésperas será rezado às 18h na Basílica. Às 19h, serão celebradas missas tanto na Basílica quanto na Igreja Nossa Senhora da Paz, seguidas de procissões com a imagem do Senhor dos Passos, destinadas ao Encontro nas Paróquias Nossa Senhora da Conceição e São Judas Tadeu, respectivamente.
Quarta-feira Santa – 16 de abril
Os atendimentos de confissão continuam nos mesmos horários: 9h às 10h e 16h às 17h. Às 19h, será celebrada missa com o Ofício de Trevas.
Quinta-feira Santa – 17 de abril
A celebração da instituição da Eucaristia, do sacerdócio e do mandamento do amor acontece às 19h, com missa solene da Ceia do Senhor. O rito do lava-pés será realizado, seguido da transladação do Santíssimo para a Capela da Reposição, com adoração até o amanhecer. Participação especial: membros do CPP e representantes ambientais.
Sexta-feira Santa – 18 de abril
Às 6h, os jovens encenam a Via-Sacra, que parte da Igreja Nossa Senhora da Paz em direção à Basílica. A Ação Litúrgica da Paixão do Senhor será realizada às 15h. Às 21h, acontece o Sermão do Descendimento da Cruz na praça em frente à Basílica, encerrando com a procissão até a Matriz Nossa Senhora da Conceição.
Sábado Santo – 19 de abril
A programação começa às 8h com o Ofício de Trevas, com participação do CPP. A Solene Vigília Pascal será celebrada às 19h.
Domingo de Páscoa – 20 de abril
A Procissão da Ressurreição com o Santíssimo Sacramento será às 5h. Após a chegada à Basílica, haverá bênção e missa solene da Páscoa.As demais celebrações eucarísticas ocorrerão às 8h, 10h, 15h e 18h30.
Igrejas de Nossa Senhora Aparecida e Santo Expedito também celebram a Semana Santa
Domingo de Ramos – 13 de abril
Às 17h, inicia-se a missa com bênção dos ramos na Igreja Nossa Senhora Aparecida, seguida por procissão até a Igreja Santo Expedito, onde prossegue a celebração.
Quinta-feira Santa – 17 de abril
Às 19h, na Igreja Santo Expedito, acontece a missa com o rito do lava-pés e a transladação do Santíssimo para a adoração durante a noite.
Sexta-feira Santa – 18 de abril
Às 6h, Via-Sacra saindo da Igreja Nossa Senhora Aparecida até Santo Expedito. Às 15h, Ação Litúrgica da Paixão do Senhor na Igreja Nossa Senhora Aparecida.
Sábado Santo – 19 de abril
A Vigília Pascal será celebrada às 19h30 na Igreja Santo Expedito.
Domingo da Ressurreição – 20 de abril
Às 18h, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, será celebrada missa com procissão do Santíssimo Sacramento.
Paróquia do Bom Pastor
Sábado – 12 de abril
A Santa Missa será celebrada às 19h na Matriz, seguida de procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores. O cortejo seguirá pelas ruas Maria José, Olga Bhering e Avenida João Evangelista até a residência do casal Paulo e Carmo, na Mercearia Queluzito, onde a imagem permanecerá para visitação e orações.
Domingo de Ramos – 13 de abril
Às 8h: Bênção dos Ramos na sede de São Vicente de Paulo, seguida de caminhada litúrgica pelas avenidas João Evangelista, Rubens Amaral até a Matriz, no bairro Santa Matilde. Às 8h30: Celebração na Casa Pastoral (Rua 40), com trajeto até a Igreja do Divino Espírito Santo, no bairro Paulo VI. 16h: Bênção na Rua Jaime da Silva, nº 50 (Chácara do Sr. Alberto Bastos), seguida de deslocamento pelas ruas Eduardo Soares Vieira e Ênio Gomes da Silva até a Igreja da Divina Misericórdia, no Parque dos Ferroviários. Às 16h: Celebração na residência da Sra. Maria José Batista (Rua Argeu José Ferreira, nº 54), com procissão em direção à Capela de São Vicente de Paulo, no bairro Amaro Ribeiro. 19h: Missa na Matriz do Bom Pastor.
Segunda-feira Santa – 14 de abril
Às 19h, celebração eucarística na Matriz, seguida da Procissão do Depósito do Senhor dos Passos. A imagem seguirá pelas ruas Maria José, Rubens Amaral, José Felisberto e Alfredo Elias Mafuz até a casa do casal Antero e Maristela, onde ficará exposta para devoção.
Terça-feira Santa – 15 de abril
Às 13h30: atendimento de confissões na Igreja do Divino Espírito Santo (bairro Paulo VI). Às 19h: Missa na residência de Paulo e Carmo (Mercearia Queluzito), com procissão por Olga Bhering, José Apolinário, Leibenitz dos Anjos e Maria José até a Matriz, onde ocorre a Reflexão do Encontro. Ás 19h: Celebração na casa de Antero e Maristela, seguida de percurso por Alfredo Elias Mafuz, Capitão Furtado, Rubens Amaral e Maria José até a Matriz para a mesma cerimônia.
Quarta-feira Santa – 16 de abril
Às 13h30: Confissões na Capela de São Vicente, no bairro Amaro Ribeiro. Às19h: Celebração Penitencial na Matriz do Bom Pastor. Ás 19h30: Ato penitencial na Igreja do Divino Espírito Santo, no bairro Paulo VI.
Quinta-feira Santa – 17 de abril
A celebração da Ceia do Senhor ocorrerá às 19h em dois locais: Matriz do Bom Pastor: Missa Solene com adoração ao Santíssimo até meia-noite. Igreja do Divino Espírito Santo: Missa com vigília até as 23h.
Sexta-feira da Paixão – 18 de abril
Ás 7h: Via-Sacra nas ruas, promovida por todas as comunidades. Às 15h: Solene Ação Litúrgica nas igrejas do Bom Pastor, Divino Espírito Santo e Divina Misericórdia. Neste último local, inicia-se a novena. Às 18h30: Encenação da Via-Sacra, com saída da Avenida João Evangelista, nº 47, passando pelas ruas Rubens Amaral e Maria José até a Matriz, onde ocorre a Reflexão do Descendimento. Logo após, Procissão do Enterro com trajeto por Maria José, Rubens Amaral, Avenida João Evangelista, Olga Bhering, José Felisberto, retornando à Matriz.
Sábado de Aleluia – 19 de abril
Ás 19h: Vigília Pascal será celebrada na Matriz do Bom Pastor e na Igreja do Divino Espírito Santo.
Domingo da Ressurreição – 20 de abril
Às 8h: Missa na Matriz, seguida de procissão da Ressurreição pelas ruas Maria José, Leibenitz dos Anjos, Avenida João Evangelista, Rubens Amaral, encerrando com bênção do Santíssimo. Às 8h: Celebração na Igreja do Divino Espírito Santo, com trajeto pela Avenida 5, Rua 19, Avenida 3 e Rua 23, retornando à igreja para bênção final. Às 17h: Missa na Igreja da Divina Misericórdia, com participação da Comunidade São Sebastião (Amaro Ribeiro). Às 19h: Encerramento das celebrações pascais com missa na Matriz do Bom Pastor.
Paróquia de São Judas Tadeu
Sábado das Dores – 12 de abril
A jornada espiritual começa às 18h com a Missa Solene em homenagem a Nossa Senhora das Dores. Na sequência, será realizada a Procissão da Soledade, conduzindo a imagem da padroeira até a Igreja de São Geraldo Magela, no bairro Gigante. O percurso inclui as ruas Professora Augusta Assis Neiva, Mário Silva Reis, Sebastião de Paula, BR-482 e Trindade Áurea de Almeida.
Domingo de Ramos e da Paixão – 13 de abril
A celebração eucarística tem início às 8h30, na quadra da Escola Municipal Marinho Fernandes, com bênção e distribuição de ramos. Após a procissão que rememora a entrada de Jesus em Jerusalém, a missa continua no Santuário, incluindo a proclamação da Paixão e a Liturgia Eucarística. O trajeto passa pelas vias Geraldo Tomercino Costa, Luciano de Queiroz, Mário Silva Reis e Professora Augusta Assis Neiva. Às 16h, outra procissão e missa ocorrem na Comunidade do Rancho Novo. Às 19h, a liturgia acontece no Santuário.
Segunda-feira Santa – 14 de abril
Das 14h às 17h, haverá atendimento de confissões. Às 19h, será celebrada a Missa seguida pelo Sermão do Pretório, com meditação sobre a condenação de Cristo. Em seguida, acontece a Procissão do Depósito, levando a imagem do Senhor dos Passos até a Igreja de Nossa Senhora da Paz, no bairro Resende. A caminhada seguirá pelas ruas Dilerman Ferreira Maia, Mário Silva Reis, Luciano de Queiroz, entre outras.
Terça-feira Santa – 15 de abril
O sacramento da reconciliação estará disponível das 14h às 17h. À noite, duas celebrações ocorrem: às 19h, na Igreja de Nossa Senhora da Paz, com procissão conduzindo a imagem do Senhor dos Passos; e às 19h30, na Igreja de São Geraldo Magela, com traslado da imagem de Nossa Senhora das Dores. As imagens se encontram em frente à Escola Municipal Marinho Fernandes, onde será proclamado o tradicional Sermão do Encontro. Após a reflexão, a procissão segue até o Santuário, encerrando com o Sermão do Calvário e bênção com a relíquia do Santo Lenho.
Quarta-feira Santa – 16 de abril
A tarde será dedicada às confissões, das 14h às 17h. Às 19h, missa no Santuário precede o Ofício de Trevas, uma das cerimônias mais simbólicas da Semana Santa.
Quinta-feira Santa – 17 de abril
A programação começa às 17h, com missa na Igreja de São José, no Rancho Novo. Às 19h, celebra-se a Solene Missa da Ceia do Senhor, com o rito do Lava-Pés e o Sermão do Mandatum. O Santíssimo será transladado para a Capela da Reposição e os altares serão desnudados. A Vigília Eucarística se estenderá até meia-noite, com momento especial às 21h.
Sexta-feira Santa – 18 de abril
A Via Sacra será meditada logo cedo, às 5h, partindo do Trevo do Rancho Novo até o Santuário, via estrada da Água Preta. Haverá transporte saindo do Santuário às 4h30. À tarde, às 14h, ocorre o Sermão das Sete Palavras, seguido, às 15h, pela Solene Ação Litúrgica, com leitura da Paixão, adoração da Cruz e comunhão. Às 19h30, a escadaria do Santuário recebe a encenação da Paixão de Cristo. Em seguida, acontece o Sermão do Descendimento da Cruz e a Procissão do Enterro, conduzindo as imagens do Senhor Morto e da Virgem Dolorosa pelas ruas centrais da cidade.
Sábado Santo – 19 de abril
A manhã será marcada pela Oração das Laudes, às 9h, com a participação dos catequizandos. Às 19h, celebra-se a soleníssima Vigília Pascal, com ritos tradicionais: bênção do fogo novo, acendimento do Círio Pascal, proclamação do "Exultet", liturgias da Palavra, Batismal e Eucarística. Durante a noite santa, catecúmenos receberão os Sacramentos da Iniciação Cristã.
Domingo da Ressurreição – 20 de abril
A programação pascal começa às 7h com a Procissão da Ressurreição, conduzindo o Santíssimo Sacramento pelas ruas do entorno. Ao chegar ao Santuário, haverá bênção e Missa Solene cantada. À tarde, às 16h, será celebrada a Missa de Páscoa na Igreja de São José, no Rancho Novo. Às 19h, a última celebração do ciclo pascal será marcada pela Coroação de Nossa Senhora do Triunfo, seguida de procissão com sua imagem e canto do "Te Deum", encerrando as atividades com a Bênção do Santíssimo Sacramento.
Paróquia de Santa Terezinha
Segunda-feira Santa – 14 de abril
A semana começa com a celebração eucarística às 19h, na igreja matriz. Logo após, é aguardada a chegada da imagem do Senhor dos Passos, trazida da Paróquia São Sebastião. Às 19h30, será realizada a Liturgia da Palavra e, em seguida, a procissão em direção à casa da senhora Maria do Carmo Tavares, localizada na Rua Luiz Lanziotti, nº 204, em Buarque de Macedo.
Terça-feira Santa – 15 de abril
Pela manhã, às 8h, acontece a Missa dedicada ao Senhor dos Passos. À noite, às 19h, será rezada a Via Sacra em Buarque de Macedo. Simultaneamente, haverá celebração seguida de caminhada com a imagem do Senhor dos Passos em direção à Matriz de São Sebastião, para o tradicional encontro.
Quarta-feira Santa – 16 de abril
As atividades começam às 19h com missa na Matriz Santa Terezinha. Meia hora depois, haverá confissão comunitária. No mesmo horário, sairão duas procissões: uma com a imagem do Senhor dos Passos, outra com a de Nossa Senhora das Dores, ambas com destino à Igreja de São Sebastião, em Buarque de Macedo, onde ocorre o emocionante reencontro entre Mãe e Filho.
Quinta-feira Santa – 17 de abril
A Ceia do Senhor será celebrada às 19h na Matriz Santa Terezinha e, às 19h30, em Buarque de Macedo. A cerimônia inclui o rito do Lava-Pés e a transladação do Santíssimo Sacramento.
Sexta-feira da Paixão – 18 de abril
As meditações da Via Sacra serão realizadas às 7h, em Buarque de Macedo, e às 8h, na sede paroquial. Às 15h, será celebrada a Ação Litúrgica nas duas comunidades, com leitura da Paixão, adoração da cruz e distribuição da comunhão. Às 19h, em Buarque de Macedo, haverá encenação da morte de Cristo, seguida por procissão silenciosa.
Sábado Santo – 19 de abril
A Vigília Pascal será conduzida às 19h, na Matriz Santa Terezinha, e às 19h30, em Buarque de Macedo. A celebração inclui a bênção do fogo, preparação do Círio Pascal, proclamação do Exultet, leituras bíblicas, bênção da água e renovação das promessas batismais.
Domingo da Ressurreição – 20 de abril
A comemoração da Páscoa começa às 8h30 com Missa Solene e procissão na Matriz. Às 10h30, serão realizados os batizados. À tarde, às 16h, haverá Liturgia da Palavra com procissão em Buarque de Macedo. O encerramento das celebrações acontece às 19h, com missa na Matriz Santa Terezinha.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 12/04/2025 - 08:08