Fotos: divulgação
Na terça-feira, 8 de abril, a ação foi realizada na Escola Municipal Jair Noronha
Em apoio à campanha internacional Abril Laranja, que visa aumentar a conscientização e prevenir os maus-tratos a animais, Conselheiro Lafaiete intensifica suas ações de proteção animal. A legislação brasileira é rigorosa na defesa dos direitos dos animais. A Lei nº 9.605/98 tipifica como crime atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar qualquer tipo de animal, seja silvestre, doméstico, nativo ou exótico. Já a Lei Sansão (14.064/20) estabelece penas mais severas para os agressores de cães e gatos, com reclusão de dois a cinco anos, além de multas e a proibição da guarda. Se o animal morrer, a pena pode ser aumentada de um sexto a um terço.
A denúncia de maus-tratos é um direito de todos e pode ser feita anonimamente por meio do Disque-Denúncias (181), em qualquer delegacia da Polícia Civil ou através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Para que a denúncia tenha eficácia, é essencial reunir informações que ajudem na comprovação do crime.
Com o objetivo de disseminar informações e promover a guarda responsável, o Centro de Controle de Zoonoses de Conselheiro Lafaiete, em parceria com a Polícia Civil, está realizando uma série de palestras educativas. Na terça-feira, 8 de abril, a ação foi realizada na Escola Municipal Jair Noronha, com foco na conscientização sobre a Guarda Responsável de Animais Domésticos. A iniciativa busca formar jovens como multiplicadores de conhecimento, incentivando a proteção e o bem-estar animal, além de fortalecer a mobilização da comunidade local contra os abusos aos animais.
A iniciativa busca formar jovens como multiplicadores de conhecimento
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 08/04/2025 - 15:20