Tempo em Lafaiete: Hoje: 27° - 18° Agora: 21° Quarta, 02 de Abril de 2025 Dólar agora: R$ 5,665 Euro agora: R$ 6,135
Comunidade


Lafaiete, 31 de março de 2025: continuamos sendo uma cidade suja e nauseabunda

Para combater o problema do descarte irregular, a Prefeitura está estudando a instalação de câmeras nos pontos críticos de acúmulo de lixo



Foto: P. de Souza


Nesta segunda-feira, dia 31, nossa reportagem flagrou novamente o descarte irregular de lixo na Avenida Furtado


Em Lafaiete, o problema do acúmulo de lixo nas ruas continua a afetar a rotina dos moradores e gerar desconforto. A situação, que se repete todos os dias, tem se agravado, prejudicando a convivência social e colocando em risco a saúde pública da população. Na manhã desta segunda-feira, dia 31, nossa reportagem flagrou novamente o descarte irregular de lixo na Avenida Furtado, no bairro São Sebastião. 
“Todos os dias é a mesma coisa. Não conseguimos caminhar direito, o lixo está tomando conta das calçadas e ninguém faz nada”, denuncia um morador, destacando o mau cheiro e a sujeira acumulada como fatores que afastam visitantes e impactam negativamente o comércio local. 

Os moradores apontam a falta de coleta regular de lixo, a ausência de fiscalização e o acúmulo de resíduos como fatores principais que contribuem para a continuidade do problema. A situação é especialmente visível em locais como as avenidas Furtado e Telésforo Rezende e nas praças da Bandeira, Tiradentes e Barão de Queluz.
De acordo com levantamento realizado pelo Jornal CORREIO, Lafaiete gera cerca de 75 toneladas de lixo diariamente. Em resposta às denúncias, a gestão municipal informou que instaurou um processo administrativo contra a empresa responsável pela coleta, com o objetivo de tomar providências jurídicas e administrativas para melhorar os serviços. A Prefeitura acrescentou que, apesar das denúncias pontuais, os serviços têm sido realizados dentro dos dias e horários previstos. Além disso, estão sendo feitas revisões no edital de licitação, com possibilidade de mudanças contratuais. 

Medidas em andamento
Para combater o problema do descarte irregular, a Prefeitura está estudando a instalação de câmeras nos pontos críticos de acúmulo de lixo. O objetivo é melhorar a fiscalização e responsabilizar os infratores. Além disso, está em andamento o projeto de implantação de um Ecoponto para resíduos volumosos e inertes no bairro Amaro Ribeiro, na zona Sul de Lafaiete.
Outro ponto importante é o Projeto de Lei Complementar nº 002/2025, que tramita na Câmara Municipal e visa delimitar de forma mais precisa as atribuições das secretarias municipais de Obras e Meio Ambiente, com o objetivo de agilizar as ações de limpeza urbana. Um ofício foi enviado à Mega Construtora, empresa responsável pela coleta. 

Como denunciar
O Departamento de Meio Ambiente de Lafaiete informa que, para denunciar irregularidades ambientais, basta enviar fotos ou vídeos para o e-mail: [email protected]. Para denúncias sobre lotes vagos ou áreas sem manutenção, os moradores podem ligar para o telefone 3764-9812.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 31/03/2025 - 11:51


Comente esta Notícia