Foto: Arquivo Jornal CORREIO
A decisão foi tomada com base na crescente incidência de casos de Influenza e do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que resultaram em alta ocupação das emergências
Em resposta ao avanço da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no município, o prefeito de Conselheiro Lafaiete, Leandro Chagas, publicou um decreto declarando situação de emergência na saúde pública. A medida, divulgada nesta sexta-feira, dia 21, tem como objetivo implementar ações para prevenção e enfrentamento da doença, que tem causado sobrecarga nas unidades de saúde da cidade, especialmente no atendimento pediátrico.
A decisão foi tomada com base na crescente incidência de casos de Influenza e do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que resultaram em alta ocupação das emergências, além de impactar diretamente o público infantil. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, entre as semanas epidemiológicas 1 e 11, foram registrados 4.158 atendimentos no Pronto Atendimento pediátrico de Lafaiete, com um aumento significativo de casos a partir da quinta semana.
A partir do decreto, diversas medidas administrativas e assistenciais poderão ser adotadas, incluindo a aquisição emergencial de insumos e materiais, além de contratações para garantir a continuidade dos serviços de saúde. Em caráter excepcional, o município poderá contratar pessoal temporário e aditar contratos e convênios administrativos para o enfrentamento da SRAG, com a devida prioridade.
A secretaria de Saúde será responsável pela articulação das ações, podendo ainda criar diretrizes complementares para a execução das medidas emergenciais. O decreto também autoriza a tramitação urgente de processos relacionados à saúde pública, além da possibilidade de remanejamento de servidores da área de saúde, conforme a necessidade.
O município reforçou a necessidade de agir com urgência para enfrentar a epidemia, garantindo a capacidade de atendimento à população e a mitigação dos impactos da síndrome respiratória. A medida entra em vigor imediatamente e será monitorada de perto pelas autoridades locais.
A prefeitura informou que novas atualizações serão feitas à medida que mais informações sobre a evolução do quadro e as ações em andamento forem divulgadas.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 24/03/2025 - 17:46