Foto: Divulgação
O documentário conta a história de Bárbara, bailarina de Lafaiete diagnosticada com a doença LES
No momento em que o mundo volta as atenções para o cinema brasileiro, brilhantemente representado por Fernanda Torres, Selton Melo, Walter Salles, Fernanda Montenegro, e o premiadíssimo “Ainda estou aqui”, uma jovem lafaietense inicia sua caminhada no fértil terreno da sétima arte. O curta-metragem “Pulsão de Vida” gravado e produzido em Conselheiro Lafaiete será exibido no Festival Elas nas Telas, em Belém, no Pará, que acontecerá de 8 a 14 de março de 2025.
Na semana em que se celebra o Dia das Mulheres, o festival chega para exaltar o talento e a criatividade de mulheres no cinema. Nesta primeira edição, as mostras competitivas destacam produções nas categorias de Ficção, Documentário e Animação, contemplando curtas, médias e longas-metragens. Na noite de abertura será exibido o filme Pasárgada, de Dira Paes, que receberá o troféu de homenageada da edição.
O projeto “Pulsão de Vida” surgiu em 2023 como tese de conclusão de curso em Cinema e Audiovisual pela cineasta lafaietense Ana Cândida, e, em 2024, foi aprovado no edital da Lei Paulo Gustavo de Conselheiro Lafaiete, garantindo os recursos necessários para a finalização do filme.
O documentário conta a história de Bárbara, uma talentosa bailarina de Lafaiete, diagnosticada ainda na infância com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES),que enfrenta há mais de 13 anos o desafio de viver com a doença, passando por tratamentos intensos de hemodiálise e aguardando um transplante. Em “Pulsão de Vida”, a dança não é apenas uma forma de expressão artística, mas a própria pulsão que mantém seu corpo em constante movimento, simbolizando a luta e a paixão que transformam a adversidade em arte e esperança.
Bárbara dança desde os sete anos de idade, foi aluna da escola de dança Academia Movimentos na infância, mais tarde cursou Ballet Clássico na Royal Academy of Dance (CEFEC), e Ballet clássico avançado e ponta com Raquel Laranjo. Além disso, participou de diversos festivais e competições de dança em Minas Gerais, e foi bailarina destaque da escola de dança Passo Da Arte em 2010, onde iniciou sua carreira como professora e coreógrafa alguns anos depois.
O filme utiliza uma linguagem poética, combinando depoimentos, imagens de arquivo, registros da rotina e coreografias. Para além de destacar a urgência do processo de doação de órgãos para transplantes no Brasil, a obra propõe uma reflexão sobre a pulsão do corpo em movimento e o impulso vital que nos faz superar desafios, reafirmando a importância da arte como ferramenta de transformação pessoal e social.
“Pulsão de Vida” reforça seu papel como obra de arte engajada, capaz de transformar a percepção sobre a luta contra doenças crônicas. A narrativa, que mescla delicadeza estética e força emocional, convida o público a refletir sobre o poder da dança e a celebração da vida em todas as suas formas, provando que mesmo diante dos maiores desafios, o corpo e a alma encontram razões para continuar em movimento.
O curta-metragem de estreia da diretora Ana Cândida segue ganhando reconhecimento. Em 2024 foi selecionado para a 18° Mostra Internacional CineBH, 2° Mostra CineRMBH, 19º FIM-Festival Imagem-movimento, 4ª Mostra Mais Que Amigos. E começa o ano de 2025, com a primeira exibição em Belém do Pará no Festival Elas nas Telas, dentro da categoria Diretoras Iniciantes, concorrendo ao Prêmio Revelação.
Ana Cândida é uma jovem realizadora, 23 anos, mineira, natural de Conselheiro Lafaiete -MG, Bacharel em Cinema e Audiovisual pelo Centro Universitário – UNA, com formação em produção criativa pela 27º Mostra de Cinema de Tiradentes e assistência de Direção pela CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto. Em 2023, foi selecionada com “Efêmero” para a Mostra Livre do Festival do Minuto, o maior festival de vídeo da América Latina .
Em 2025, atuou como diretora de fotografia no curta-metragem “Nada De Novo Debaixo do Sol”. Atualmente Ana Cândida trabalha na Assistência de Produção do Cine Humberto Mauro em Belo Horizonte no Palácio das Artes, e desenvolve projetos audiovisuais pela produtora Cafezinho Filmes. Acompanhe as redes sociais do @cafezinhofilmes para mais novidades, exibições e informações sobre “Pulsão de Vida’’.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Maria Teresa, no dia 08/03/2025 - 12:05