Foto: Divulgação/ Gerdau
A Gerdau planeja investir R$ 6 bilhões em capex global até 2025, dos quais R$ 3 bilhões serão direcionados para Minas Gerais. O Estado, que representa cerca de 60% da capacidade produtiva da empresa, abriga atualmente os dois principais projetos da companhia.
O primeiro projeto é a instalação de uma nova linha de bobinas a quente na usina de Ouro Branco. As obras foram concluídas entre novembro e dezembro do ano passado, e a linha está em fase final de testes. Com capacidade para produzir 250 mil toneladas anuais, a operação deve ser iniciada em março, com a expectativa de alcançar a plena produção no segundo semestre deste ano. Com essa adição, a unidade passará a ter uma capacidade instalada de 1,1 milhão de toneladas de bobinas a quente, um produto de altíssimo valor agregado, conforme destaca o CFO da Gerdau, Rafael Japur. Ele explica que a nova linha não só aumentará a produção, como também reduzirá os custos de fabricação, graças à modernização dos equipamentos.
O segundo projeto, considerado o mais importante pela empresa, é a construção de uma plataforma de mineração sustentável em Miguel Burnier, no distrito de Ouro Preto. O projeto, atualmente na fase de montagem, seguiu as etapas de aquisição e fundação concluídas em 2024. A previsão é que as instalações sejam concluídas até dezembro deste ano. O CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, afirmou que o investimento segue o cronograma e a inauguração deve ocorrer em janeiro de 2026. Ele enfatizou que a plataforma utilizará tecnologias de ponta, como o empilhamento a seco, eliminando a necessidade de barragens de rejeitos.
Com a nova plataforma, a Gerdau terá capacidade para produzir 5,5 milhões de toneladas de minério de ferro em Ouro Preto, um volume que deverá ser alcançado no segundo semestre de 2026. A produção será transportada pela usina de Ouro Branco por meio de um mineroduto de 13 quilômetros, em construção, o que trará benefícios também à população local.
Werneck destacou ainda que a implementação do mineroduto ajudará a retirar 400 caminhões diários da BR-040, uma rodovia que enfrenta dificuldades há vários anos. "Como mineiros, sabemos o quanto essa estrada tem sido um desafio, e esse projeto será uma contribuição adicional para a melhoria da infraestrutura", concluiu.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 21/02/2025 - 18:00