Fotos: Freepik
O estado de Minas Gerais adotou diversas iniciativas com o objetivo de melhorar a experiência de seus cidadãos. Entre os serviços disponibilizados de forma digital estão o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a solicitação de processos relacionados à suspensão e cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Pagamento via Pix por serviços públicos
Em março de 2023 a Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais implementou o pagamento do IPVA via Pix. Tudo que os mineiros precisavam fazer era escanear o QR Code que aparecia na guia de pagamento do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) e depois pagar o imposto utilizando o aplicativo do internet banking.
A implementação do Pix como alternativa de pagamento pelos serviços prestados pelo estado de Minas Gerais segue a tendência do mercado. Afinal, o Pix nunca foi tão utilizado pelos brasileiros, incluindo os mineiros. Dados do Banco Central apontam que o Pix atingiu maior número de transações já registradas dezembro de 2024. Diante desse sucesso, a modernização dos serviços se torna essencial para que o estado continue oferecendo a melhor experiência aos seus cidadãos.
MG app já conta com mais de 1 milhão de downloads
Outra iniciativa adotada pelo estado de Minas Gerais foi o investimento em um aplicativo exclusivo para os cidadãos mineiros. O objetivo do MG App é permitir o acesso facilitado aos principais serviços prestados pela administração estadual.
De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), o estado de Minas Gerais registra aproximadamente 24 milhões de acessos por dispositivos móveis, ficando atrás apenas de São Paulo, com 78,3 milhões de acessos.