Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) alerta para os principais golpes financeiros que podem ocorrer durante o Carnaval, especialmente em blocos de rua e festas populares. Por meio da campanha "Tem Cara de Golpe", a entidade fornece orientações para evitar fraudes que costumam surgir com mais frequência nesse período.
Uma das principais recomendações é para que os foliões tomem cuidado ao realizar compras de alimentos e bebidas em pontos de venda informais. A ABBC orienta a não entregar o cartão diretamente a vendedores e a evitar situações em que o visor da maquininha de cobrança esteja apagado ou danificado, o que pode ocultar o valor da transação. Além disso, é preferível realizar pagamentos por aproximação via celular, já que esse método oferece maior segurança, com autenticação adicional, como biometria. Durante o evento, também há um aumento nos furtos e roubos de celulares, que visam acessar aplicativos bancários. Por isso, a recomendação é de que os usuários protejam seus aparelhos com senhas robustas e autenticação de dois fatores. A ABBC alerta ainda para o golpe do "link falso" (phishing), que finge vender ingressos para eventos, e o golpe do Pix, no qual o valor da compra é alterado antes da transação.
A fraude com redes Wi-Fi públicas também é frequente, pois os criminosos conseguem monitorar as atividades do celular ou até invadir o aparelho. O uso de cabos USB suspeitos para carregar o celular também pode resultar em infecção por malwares. A ABBC sugere o uso de baterias extras e cabos próprios para carregamento.
Para garantir mais segurança, a ABBC recomenda que os foliões ativem múltiplos fatores de autenticação, protejam seus aplicativos bancários com senhas extras e configurem sistemas de localização para bloquear o dispositivo remotamente, caso necessário. Em situações de roubo ou furto, é importante registrar o boletim de ocorrência e avisar imediatamente o banco e a operadora de telefonia. Com essas precauções, os foliões podem aproveitar o Carnaval com mais tranquilidade, evitando cair em fraudes financeiras.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 18/02/2025 - 16:20