Tempo em Lafaiete: Hoje: 32° - 18° Agora: 18° Quarta, 19 de Fevereiro de 2025 Dólar agora: R$ 5,687 Euro agora: R$ 5,945
Região


Exposição itinerante do Memorial Minas Gerais Vale chega a Congonhas



Foto: Divulgação



A exposição “Oriará - arte e educação em movimento” chegou a Congonhas na sexta-feira, dia14, e ficará na cidade até o dia 26 de fevereiro, na Praça Antônio Borges de Souza, no bairro Praia,  com entrada gratuita e visitação de terça a sexta, de 8h às 17h, e sábado e domingo, de 9h às 17h. A mostra conta com uma rica programação cultural que inclui a participação de artistas locais, além de um programa educativo direcionado às escolas da rede municipal de ensino.
Mais do que contemplar obras de arte, “Oriará” propõe uma experiência sensorial e reflexiva sobre a presença ancestral na sociedade contemporânea. O nome da exposição une os significados de “Ori”, palavra de origem Yorubá que remete à cabeça e ao destino, e “Ará”, do Tupi-Guarani, que representa sol, tempo e todo ser vivente. Dessa fusão nasce o conceito central: abrir caminhos para o compartilhamento de saberes e a valorização das narrativas afro-indígenas no cenário artístico e educacional.
Na cerimônia de abertura da exposição, o gestor do Memorial Vale, Wagner Tameirão, falou sobre a urgência de resgatar a ancestralidade indígena e afro-brasileira e debater o tema sob uma nova perspectiva por meio da arte e comentou a participação de Congonhas no projeto. “Com exposições como esta, estamos cumprindo nosso papel de difundir conhecimento e promover experiências transformadoras; trazer isso para Congonhas, uma cidade que tem essa matriz africana forte e presente no povo, nas tradições e na forma de viver é uma honra”, afirmou. 

Os participantes puderam conhecer a mostra através de uma visita mediada promovida pela equipe do Programa Educativo do Memorial Vale. A Secretária Municipal de Cultura, Patrícia Monteiro, comentou a valiosa parceria da Vale com o município: “estamos muito felizes em receber essa exposição em Congonhas e sabemos que será mais uma forma de fortalecer a nossa já antiga parceria. Esperamos poder contar com o apoio da empresa nos outros eventos do nosso calendário cultural e turístico, como o Festival de Inverno e o Festival da Quitanda, assim como outros eventos que estão previstos para a cidade”, reforçou.
Uma das atrações da exposição é um mapa digital com o registro da localização dos 146 quilombo existentes no estado de Minas Gerais. Entre eles, está o Quilombo do Campinho, em Congonhas. O Secretário Adjunto de Educação, Adnilson José da Costa, comentou a importância desse contato com a história regional para os estudantes da cidade: “é muito importante ver que o nosso Quilombo do Campinho já está inserido nesse mapa; ao trazer também a cultura do povo indígena e quilombola, a exposição nos mostra a riqueza cultural de Minas Gerais e o resgate dessas tradições, assim como a apresentação desse conhecimento para os nossos alunos é algo muito valioso, que contribui bastante para que eles tenham uma maior bagagem cultural”.
A programação cultural acontecerá nos próximos dois finais de semana, com participação de artistas locais. Confira aqui a programação completa.

Por: Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 15/02/2025 - 16:20


Comente esta Notícia