Tempo em Lafaiete: Hoje: 31° - 18° Agora: 24° Sábado, 15 de Fevereiro de 2025 Dólar agora: R$ 5,695 Euro agora: R$ 5,977
Comunidade


Sem cursinho, estudante da rede pública de Lafaiete conquista vaga na UFMG



Foto: Divulgação



Para quem a conhecia, Ana Carolina Barboza de Lima sempre foi um exemplo de dedicação, e uma conquista recente veio para coroar anos de esforço. Natural de Conselheiro Lafaiete, a jovem de 18 anos garantiu sua vaga no curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sem recorrer a cursinhos preparatórios. Com uma nota impressionante de 980 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a jovem, que sempre estudou em escolas públicas, mostrou que é possível alcançar grandes objetivos com foco e planejamento. 
Ana Carolina cursou o Ensino Fundamental no Colégio Doriol Beato e o Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Conselheiro Lafaiete (IF). A rotina intensa de estudos em tempo integral, no entanto, não a impediu de se destacar. "Como estudava em horário integral, não tinha muito tempo (ou ânimo) para estudar por fora. Então, em casa, focava mais em revisar os assuntos que já tinha visto na escola", explicou a estudante. 
Sua estratégia foi baseada na consistência. A futura universitária priorizou a revisão do conteúdo visto em sala de aula e manteve um ritmo constante de preparação ao longo do ano. "A redação me ajudou muito, já que fui razoável nas outras áreas", revelou. A nota alta na redação foi decisiva para sua aprovação, já que o desempenho nessa parte do Enem pode ser um diferencial na média final. 
A jovem atribui parte de sua motivação à mãe, Angelita Vanessa Barboza, a quem considera sua maior inspiração. "Ela se esforça todos os dias para que eu consiga alcançar meus sonhos", disse emocionada. Além do apoio familiar, Ana também valorizou o equilíbrio entre estudos e vida social. "Obviamente, os estudos são muito importantes, mas sair com os amigos e se divertir também são essenciais", afirmou. 
Segundo Ana Carolina, sua escolha pelo curso de Relações Internacionais reflete seu interesse por áreas como história, sociologia e economia. "O curso combina esses campos, e acho muito interessante", explicou. Apesar de não ter planos detalhados para o futuro, a estudante já pensa em se adaptar à nova rotina em Belo Horizonte e conciliar a faculdade com um possível emprego. "Muitos enfrentam isso, então estou confiante de que vai dar certo", concluiu. 
A jovem atribui parte de sua motivação à mãe, Angelita Vanessa Barboza, a quem considera sua maior inspiração

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 15/02/2025 - 11:20


Comente esta Notícia