Foto: Arquivo Jornal CORREIO
As aulas da rede estadual de Minas Gerais começam nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, e vão até 17 de dezembro de 2025. Na região da Superintendência Regional de Ensino (SRE), aproximadamente 64 mil estudantes retornam às aulas nas redes estadual, municipal e particular. Em Lafaiete, mais de 27 mil alunos, sendo 8.217 na rede estadual, já iniciaram as atividades escolares. A rede municipal recebeu mais de 12.500 alunos no dia 6 de fevereiro, enquanto as escolas particulares iniciaram o ano letivo no dia 3.
A superintendente regional de ensino, Estael Aparecida Pereira de Paula, destacou a troca de prédios entre a Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castello Branco e o Cesec Professor José Martins Sobrinho, proporcionando uma infraestrutura mais adequada. Também foram anunciadas a expansão do programa ENEM nas Escolas, a oferta de Educação Integral Profissional com o Senai em Ouro Branco e a adesão ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo.
Uso de celulares em sala de aula
A grande novidade para 2025 é a restrição ao uso de celulares nas escolas, que só serão permitidos para fins pedagógicos, com a autorização dos professores. Fora disso, os aparelhos devem ficar desligados e guardados para evitar distrações, inclusive durante o recreio. A superintendente ressalta a importância da parceria entre pais e escolas para garantir o bom desempenho dos alunos.
Aulas na rede municipal
A rede municipal de ensino iniciou as aulas no dia 6 de fevereiro e vai até 18 de dezembro. A Secretaria Municipal de Educação reforçou a necessidade de os pais solicitarem materiais escolares nas escolas, com estoques já disponíveis desde janeiro. Em relação aos celulares, as escolas seguem as orientações do Guia Para as Escolas, incentivando os pais a apoiar o cumprimento da lei que proíbe o uso de celulares nas dependências escolares. Além disso, a escola municipal Professor Luiz Radamés de Araújo funciona temporariamente em outro local devido à reforma da unidade. "Estamos trabalhando para garantir um ano letivo de sucesso e boas condições para alunos e servidores", concluiu o secretário de Educação, Cirley José Henriques.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 10/02/2025 - 09:46