Foto: Mauro Dutra de Faria
Uma nota oficial publicada por Rogério Goulart, idealizador e organizador do bloco Tradição do Rosário, teve o impacto de um balde de água fria para centenas de foliões que, a cada ano, aguardam ansiosamente pela tradicional concentração do bloco nos dias que antecedem o Carnaval oficial.
No comunicado, Goulart explica que, apesar de ter buscado o apoio mínimo da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Lafaiete, a ajuda esperada não se concretizou, inviabilizando a realização do evento.
A nota foi publicada na manhã deste sábado, dia 8 de fevereiro, deixando claro o impacto negativo da falta de apoio institucional para a realização do bloco Tradição do Rosário. A notícia frustrou foliões e admiradores do evento, que viam na festividade um símbolo de cultura, tradição e alegria para a cidade de Lafaiete.
O cancelamento do bloco Tradição do Rosário em Lafaiete vai na contramão da história e do crescimento do Carnaval como motor econômico e cultural. Enquanto cidades menores, como Ouro Branco, Capela Nova, e tantas outras recebem apoio para suas festividades, e Belo Horizonte investe maciçamente no evento, atraindo cerca de 6 milhões de pessoas, Lafaiete vê um dos seus blocos mais tradicionais ser silenciado.
A LECAL (Liga das Entidades Carnavalescas de Lafaiete) vem se esforçando para manter viva a festa na cidade, entendendo seu potencial para o turismo, geração de renda e fortalecimento da economia local. O carnaval é uma festa popular, onde todos são iguais, e deveria ser tratado como um investimento, não como um gasto. O espaço está aberto para a secretaria municipal de Cultura de Lafaiete se manifestar e publicar a versão oficial
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 08/02/2025 - 12:06