Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 18° Agora: 26° Sexta, 07 de Fevereiro de 2025 Dólar agora: R$ 5,767 Euro agora: R$ 5,976
Região


Relógio da torre da Matriz de Rio Espera tem funcionamento suspenso após ação judicial



Foto: Portal Minas Gerais



O tradicional toque do sino da Torre da Matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Rio Espera, gerou um impasse judicial na cidade. Após um morador, vizinho da igreja, entrar na Justiça devido ao barulho das badaladas fora do horário combinado com o pároco, que seria entre 7h e 19h,  a juíza da 4ª Vara Cível da Comarca de Conselheiro Lafaiete determinou, por meio de uma decisão liminar, a suspensão do som entre 0h30 e 4h15.

O padre Jackson de Souza Braga, responsável pela paróquia, divulgou uma nota na sexta-feira, 31 de janeiro, informando que o funcionamento do relógio será suspenso até a conclusão do processo judicial. O sacerdote explicou que, desde que assumiu a paróquia em 2020, tem buscado soluções para ajustar o funcionamento do relógio, respeitando as leis de silêncio, mas sem sucesso devido à complexidade do equipamento centenário.

"Busquei alternativas desde 2021, incluindo novos aparelhos, para evitar os toques noturnos. No entanto, a mecânica do relógio, que mistura sistemas digitais, elétricos e mecânicos, tem causado falhas. Ainda estamos tentando resolver esses problemas com o auxílio de especialistas", afirmou o padre. Além disso, ele mencionou a proposta de doação de um equipamento mais moderno, capaz de funcionar apenas durante o dia, mas a solução não foi aceita por todas as partes envolvidas. Diante disso, o relógio permanecerá parado até que a Justiça emita uma decisão final.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 06/02/2025 - 15:09


Comente esta Notícia