Foto:iStock/ Hispanolistic
A mudança de hábitos, principalmente os de consumo, se alteram a cada geração. E a imposição de uma vida mais rápida e conectada, resultado da exposição às telas e à internet, somada a uma preocupação maior com o futuro do planeta, tem resultado em impactos importantes nos hábitos das gerações Y e Z.
Hoje, os nascidos entre meados dos anos 80 e a primeira metade dos 2000 se veem tendo uma relação diferente com um dos principais desejos de consumo de gerações anteriores, o carro. Se para as gerações X e baby boomer ter carro era sinônimo de status, hoje, para as gerações mais novas, a questão da posse de um veículo já não cumpre mais esse papel.
A tendência do mercado de carros para as gerações Y, ou millenial, e Z acompanha a tendência dos streamings. Ou seja, aluga-se mais e compra-se menos. Pesquisa de um portal de comércio eletrônico indica que apenas 40% dos jovens da geração possuem carro. A estatística dobra entre as pessoas com 41 anos ou mais. Outra pesquisa do mesmo portal revela que sete em cada dez jovens não têm pressa para comprar o primeiro carro.
As causas dessa mudança de perfil consumidor
As razões para esse fenômeno são muitas. A questão da renda pesa entre os mais jovens. Muitos preferem gastar com outras coisas, como compras, viagens e alimentação, ao invés dos gastos correntes de um automóvel. Além disso, a vida nas cidades grandes oferece outras opções de transporte, do público ao aplicativo, diminuindo a necessidade de um carro na garagem e de enfrentar problemas como achar uma vaga para estacionar.
A natividade digital também tem um grande papel na formação do perfil consumidor dessas gerações. Nascidos na era digital têm menos apego à coisa material. Assim, a questão da propriedade tem um outro significado para esses jovens. Para eles, o carro é mais um mero meio de transporte. A questão da compra só entra em pauta se for muito vantajosa.
A opção pelo aluguel, ao invés da compra
Se enquadram em vantajosas as compras cujo carro tenha um baixo custo de manutenção, ou tenha um financiamento flexível, como um veículo mais sustentável – os elétricos têm feito sucesso entre os mais jovens – e que oferece muitos recursos de conectividade. Mas, como o acesso se faz mais importante que a compra, os jovens têm optado mesmo pelo aluguel.
Com a vantagem de ser um meio menos burocrático e muito mais conveniente, além de envolver menos dores de caça com manutenções, o aluguel de carros tem feito muito sucesso entre as gerações mais novas. Os planos de assinatura, por exemplo, são flexíveis e, por vezes, custam menos do que o financiamento de um veículo similar.
A locação de veículos, por sua vez, pode ser suficiente para uma viagem ou para outro compromisso mais pontual ou de curto prazo. Essa flexibilidade tem sido a tônica da relação das gerações mais novas com os carros. Por meio da locação, é possível sempre ter um carro novo, sem as demandas e responsabilidades que a compra impõe ao consumidor.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 05/02/2025 - 10:41