Fotos: Divulgação
Moradores de Lafaiete relatam dificuldades para emitir a nova Carteira Nacional de Identidade (CNI). O prazo estendido e a lentidão do processo são queixas frequentes. Com o objetivo de entender e agilizar o mecanismo de agendamento para emissão de carteira de identidade no município, o vereador professor Oswaldo Barbosa participou de uma reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com o deputado estadual Dr. Wilson Batista. "É um problema recorrente. O agendamento para a emissão da carteira de identidade em nossa cidade tem sido um desafio. Por isso, procurei alternativas na ALMG e fui prontamente recebido pelo deputado. Juntos, estamos empenhados em viabilizar a instalação de um posto UAI em Conselheiro Lafaiete", afirmou o vereador.
Os postos UAI (Unidade de Atendimento Integrado) concentram, em um só local, serviços municipais, estaduais e federais, com a proposta de oferecer atendimento mais eficiente. Em municípios da região com população inferior a de Lafaiete, como Barbacena e São João del-Rei, já há unidades em funcionamento, o que facilita a emissão do documento. "No atual cenário, para que seja mitigado o nosso problema da falta de vagas para a emissão da CNI para a população, é necessário que, pelo menos, seja instalada uma unidade UAI em nossa cidade. Assim, acredito que outras cidades da região, como Congonhas, Ouro Branco, Itaverava, Carandaí, Cristiano Otoni e Queluzito, entre outras, também terão interesse em instalar postos de identificação para atender a sua própria população”, explica.. Segundo o IBGE, Conselheiro Lafaiete tem 131.621 habitantes e conta com apenas dois postos de identificação: um no 1º Distrito Policial e outro na Câmara Municipal. Além da demanda local, moradores de cidades vizinhas também recorrem a esses serviços, o que sobrecarrega o sistema.
Na Câmara, o Centro de Apoio e Atendimento ao Cidadão (CAC) emite dezenas de documentos por dia, atendendo Lafaiete e região. " Sem dúvida, a instalação da unidade Uai seria um importante passo para a agilização destes agendamentos, podendo atender a nossa população que é afetada com tamanha dificuldade”, acrescenta Barbosa.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 04/02/2025 - 15:04