Foto: Reprodução redes sociais
O início das aulas traz aos pais o desafio de preparar lancheiras equilibradas, que favoreçam a saúde e o aprendizado das crianças. Segundo a nutricionista funcional Ingrid Lopes, na correria do dia a dia, é comum optar por alimentos industrializados e ultraprocessados, mas é importante estar atento ao impacto dessas escolhas na saúde das crianças:
“É fundamental ser criterioso ao planejar o cardápio. O consumo excessivo de carboidratos, por exemplo, pode aumentar a agitação e prejudicar a concentração, impactando o aprendizado. Já alimentos com corantes, como embutidos, refrigerantes, balas, doces, salgadinhos, sorvetes, sucos artificiais e gelatinas, estão associados a problemas como alergias, rinite, hiperatividade, urticária, irritação na mucosa e até hipersensibilidade”, alerta a nutricionista.
Para evitar esses riscos, a especialista recomenda iniciar a introdução de alimentos saudáveis antes mesmo do retorno às aulas, ajudando a educar o paladar infantil. “Isso motiva a criança a consumir esses alimentos em qualquer ambiente, com mais segurança e interesse”, destaca. E quando a opção for por alimentos industrializados, é preciso cautela na escolha. “Leia os rótulos e opte por produtos com baixo teor de açúcar, gordura e sódio. Quanto maior a lista de ingredientes, mais artificial o produto tende a ser. Evite alimentos cujo primeiro item da lista seja açúcar, sódio ou gordura”, orienta a nutricionista.
Receitas práticas e saudáveis
Ingrid também sugere substituições saudáveis para os acompanhamentos. “Embora seja comum oferecer sucos, eles não são a melhor escolha, já que perdem fibras e nutrientes durante o preparo. Prefira água, água de coco e frutas in natura. Alternar os tipos de frutas ajuda a garantir uma boa variedade de nutrientes. Pipoca de panela e iogurte natural também são ótimas opções”, acrescenta. Para tornar o preparo mais fácil, Ingrid sugere receitas simples e nutritivas, como o sanduíche natural e o muffin de maçã.
Dicas para os pais
Além das receitas, Ingrid reforça a importância do planejamento. Organizar o cardápio semanalmente e variar os alimentos são formas de garantir uma lancheira balanceada. “Uma lancheira saudável contribui para o desempenho escolar e promove bons hábitos alimentares que podem ser levados para a vida toda”, conclui.
Confira as receitas
Sanduíche natural
Ingredientes: 2 pacotes de pão de forma integral (400 g cada); 3 tomates em rodelas; 1/2 maço de alface lavado; 3 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado; 1 1/2 xícara (chá) de maionese light; 1 lata de milho verde escorrido; 2 cenouras raladas; 1 beterraba ralada; sal e cheiro-verde a gosto.
Modo de preparo: Misture todos os ingredientes do recheio em uma tigela e reserve. Monte os sanduíches alternando camadas de pão, recheio, tomate e alface. Finalize com uma fatia de pão. Corte os sanduíches na diagonal, embrulhe-os em plástico filme e mantenha na geladeira até o consumo.
Muffin integral de maçã
Ingredientes: 1 xícara (chá) de farinha de aveia; 1 xícara (chá) de farinha de trigo; 1 xícara (chá) de maçã picada; 2 colheres (sopa) de óleo de coco ou manteiga; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 200 ml de leite integral ou vegetal e 2 ovos.
Modo de preparo: em uma tigela, misture a farinha de aveia, a farinha de trigo, o óleo de coco (ou manteiga), o leite e os ovos. Acrescente o fermento e misture novamente. Adicione a maçã picada, misture delicadamente e despeje a massa em forminhas de cupcake. Asse em forno pré-aquecido a 180 °C por cerca de 20 minutos.
Ingrid Santiago Lopes
Nutricionista funcional, preventiva e comportamental
Atendimento clínico e domiciliar
Agendamento pelo WhatsApp (31) 99825-4113
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 03/02/2025 - 07:20