Foto: Divulgação
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de "perigo potencial" para chuvas intensas em 443 cidades de Minas Gerais, incluindo Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco. A previsão é válida até as 18h desta segunda-feira, 3 de fevereiro, e aponta para condições climáticas que podem trazer transtornos à população.
De acordo com o Inmet, as chuvas podem variar de 20 a 30 mm por hora, podendo atingir até 50 mm ao longo do dia. Além disso, os ventos devem chegar a velocidades de 40 a 60 km/h. Esses fenômenos meteorológicos aumentam os riscos de queda de galhos de árvores, alagamentos, cortes de energia elétrica e até descargas elétricas.
O Inmet recomenda cuidados especiais durante o período de chuvas intensas. Entre as orientações estão:
Evitar abrigar-se debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas.
Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
Desligar aparelhos elétricos, se possível, e até o quadro geral de energia, para evitar danos em caso de surtos elétricos.
Em situações de emergência, entrar em contato com a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
O alerta amarelo significa que há "perigo potencial" de danos, e, por isso, a população deve estar atenta às atualizações sobre as condições meteorológicas. O Inmet recomenda que todos sigam as orientações para evitar acidentes e danos materiais.
Em qualquer situação de risco, como alagamentos ou quedas de energia, as autoridades locais estão à disposição para atender a população. Para isso, é fundamental acionar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros imediatamente.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 02/02/2025 - 17:20