Foto: Divulgação / EPR
A EPR Via Mineira segue com as obras de melhoria na BR-040, no trecho administrado entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. As intervenções, que incluem fresagem, recomposição de pavimento e reparos localizados, fazem parte dos Trabalhos Iniciais para adequar a rodovia aos padrões de qualidade e segurança estabelecidos no contrato de concessão. O objetivo é regularizar a superfície da pista e proporcionar melhores condições de tráfego aos motoristas.
Até o momento, foram recuperados mais de 129 quilômetros de faixas da rodovia. As melhorias são realizadas de forma contínua, de acordo com o cronograma de obras divulgado semanalmente pela concessionária. Entre os pontos de destaque estão o Trevo de Moeda, no km 576, e a Curva da Celinha, entre os km 586 e 588, que possuem grande relevância ao tráfego.
De acordo com o gerente de Engenharia da EPR Via Mineira, Mauricio Cavalli, as áreas com pavimento deteriorado estão sendo preparadas para a aplicação do microrrevestimento a frio, que será iniciada a partir de fevereiro. "É uma técnica de pavimentação que rejuvenesce o pavimento, criando uma camada fina e uniforme sobre a superfície existente, cobrindo imperfeições e fissuras. Essa solução não só melhora a qualidade do tráfego, como também atua de forma preventiva, evitando o agravamento de danos estruturais no pavimento", explicou.
Infraestrutura com sustentabilidade
Para a execução das obras, foram aplicadas até o momento mais de 54 mil toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), uma mistura de agregados com asfalto que compõe a camada de revestimento da rodovia, de forma resistente, segura e capaz de suportar o tráfego mais intenso. A concessionária também adota práticas inovadoras e sustentáveis, como o uso de material fresado - Reclaimed Asphalt Pavement (RAP) - e CAP Borracha na mistura asfáltica. O primeiro consiste no reaproveitamento do pavimento retirado de trechos antigos, que é reprocessado e incorporado à nova pavimentação, evitando o desperdício de materiais através de economia circular e promovendo a sustentabilidade ambiental.
Já o CAP Borracha é um asfalto modificado que possui borracha moída de pneus reciclados na sua composição. Segundo Cavalli, essa composição oferece inúmeros benefícios ao pavimento e à segurança. "Reduz o ruído, é resistente às variações de temperatura, absorve mais água em dias de chuva, aumenta a aderência ao tráfego na pista e ainda contribui para o meio ambiente, já que evita o descarte irregular de pneus", finalizou. Essa mistura também aumenta a vida útil do pavimento, podendo durar até 40% a mais do que o asfalto normal.
Os trabalhos iniciais estão previstos para serem concluídos até agosto de 2025, marcando uma etapa fundamental para garantir que a BR-040 se torne uma rodovia ainda mais segura, moderna e eficiente para todos os usuários.
Sobre a EPR
A EPR é uma plataforma de investimentos em infraestrutura e atua em concessões de rodovias e mobilidade. O grupo busca a excelência na prestação de serviços aos usuários por meio da realização de investimentos consistentes para modernização e manutenção das rodovias concedidas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das regiões em que opera. A EPR tem como compromisso manter as pessoas conectadas e no centro de suas ações. Para isso, adota soluções de mobilidade sustentáveis e modernas, que priorizam a segurança e o conforto dos usuários nas rodovias.
Além da EPR Via Mineira, o grupo administra outras quatro concessões, que totalizam mais de 2,3 mil quilômetros de rodovias, sendo: o lote 2 do Programa de Concessões Federal no Paraná (EPR Litoral Pioneiro) e três concessões junto ao Governo do Estado de Minas Gerais (EPR Triângulo, EPR Sul de Minas e EPR Vias do Café).
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Postado por Rafaela Melo, no dia 29/01/2025 - 12:00