Tempo em Lafaiete: Hoje: 29° - 19° Agora: 20° Segunda, 27 de Janeiro de 2025 Dólar agora: R$ 5,912 Euro agora: R$ 6,196
Comunidade


Comércio de Lafaiete fecha com crescimento modesto e alerta para 2025

Bento José de Oliveira acrescenta que as vendas online continuaram a crescer em participação, mas seguem significativamente menores



Foto: Rafaela Melo


Em Lafaiete, um levantamento local mostrou que a maioria das empresas obteve resultados satisfatórios


O Natal de 2024 trouxe resultados diversos para o comércio em Lafaiete. Segundo o presidente do Sindcomércio, Bento José de Oliveira, embora o volume de vendas tenha sido considerado bom, o ticket médio dos produtos caiu, refletindo as incertezas da economia brasileira. Na média geral, o crescimento foi próximo ao projetado pela entidade, em torno de 5%.
Conforme pontua Bento José de Oliveira, em nível estadual, uma pesquisa realizada pelo departamento econômico da Fecomércio revelou que 29,3% das empresas registraram desempenho inferior ao do ano anterior, enquanto 40,3% mantiveram o mesmo patamar e o restante apontou resultados superiores. Em Lafaiete, um levantamento local mostrou que a maioria das empresas obteve resultados satisfatórios, em linha com o cenário estadual.
“No entanto, neste ano também foi observada uma maior variação entre os resultados informados pelas empresas, mostrando um maior impacto das vendas de produtos de valor agregado menor”, acrescenta. Entre as razões apontadas pelas empresas com desempenho abaixo do esperado, destacaram-se as incertezas econômicas e a falta de poder aquisitivo da população. Já para os comerciantes que reportaram um aumento nas vendas, o sucesso foi atribuído a estratégias internas, como promoções e campanhas específicas, além da força tradicional do período natalino.

Impacto das vendas online
Bento José de Oliveira acrescenta que as vendas online continuaram a crescer em participação, mas seguem significativamente menores em comparação às transações presenciais. “O cartão de crédito foi o meio de pagamento mais utilizado, possibilitando maior prazo para os consumidores, o que contribuiu para impulsionar as vendas”, afirma.
Apesar do desempenho considerado positivo no geral, os dados levantam preocupações para 2025. "Esses resultados antecipam prováveis dificuldades, trazendo um alerta para as empresas: é preciso se adaptar às condições e necessidades dos clientes para enfrentar problemas como o aumento de preços e a insegurança dos consumidores", conclui Bento José.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 25/01/2025 - 17:20


Comente esta Notícia