Tempo em Lafaiete: Hoje: 31° - 20° Agora: 29° Quarta, 22 de Janeiro de 2025 Dólar agora: R$ 6,000 Euro agora: R$ 6,254
Comunidade


Lafaiete: após chuvas intensas, calor chega à cidade com temperaturas de até 32ºC



Foto: Arquivo Jornal CORREIO



Após dias de chuvas intensas que marcaram o início do mês, os moradores de Conselheiro Lafaiete podem se preparar para uma semana de calor. De acordo com a meteorologista Anete Ferreira, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até a próxima quarta-feira, dia 22 a previsão é de temperaturas máximas variando entre 31ºC e 32ºC.
Em entrevista à imprensa, Anete explicou que as chuvas constantes durante a primeira quinzena de janeiro foram causadas pelo transporte de umidade da Amazônia para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, afetando diretamente o clima de Minas Gerais. "A estação chuvosa em seu auge impede que as temperaturas subam, devido à quantidade de nuvens. No fim da última semana, houve o deslocamento do transporte de umidade para o Sul do Brasil, o que reduziu as instabilidades na região Sudeste, permitindo o aumento das temperaturas", detalha a meteorologista.

Com o fim das chuvas mais intensas, a previsão para os próximos dias em Lafaiete é de sol com muitas nuvens. Nesta segunda-feira, dia 20, a temperatura chegou aos 30ºC, e nos dias seguintes, terça e quarta-feira, a máxima será de 29ºC. A tendência se mantém para quinta, sexta e sábado, quando os termômetros deverão permanecer elevados. No entanto, a meteorologista alerta que, apesar do calor, não podemos falar em "onda de calor". "Para que se considere uma onda de calor, é necessário que a temperatura fique 5ºC acima da média por pelo menos três dias consecutivos em toda a área, o que ainda não ocorreu", explica Anete.

Chuvas podem retornar na quinta-feira
A trégua do calor, porém, será curta. A partir de quinta-feira, dia 23, a previsão é de que novas áreas de instabilidade atinjam o Sudeste, com chuvas mais generalizadas em todo o estado. "As temperaturas devem variar entre 20ºC e 30ºC, mas a atenção deve ser redobrada, pois as chuvas podem ser fortes e pontuais, características típicas do verão", alerta a meteorologista.

Fonte: O tempo e Climatempo




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 20/01/2025 - 19:22


Comente esta Notícia