Foto: Divulgação
A Fazenda Carreiras é o cenário da mais recente edição do Salão de Artes “Tiradentes Grão Prior da Liberdade”. O evento, com curadoria do Comendador Gladstone Lopes, Grão Prior do Priorado dos Inconfidentes, celebra a história, a arte e a memória de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.Localizada na Estrada Real, entre Ouro Branco e Conselheiro Lafaiete, a Fazenda Carreiras possui uma rica história. Construída na segunda metade do século XVIII, a fazenda serviu como ponto de pouso e abastecimento durante o período colonial. É conhecida como a "Casa Velha de Tiradentes", já que o herói nacional se hospedou ali em 1788.
A mostra reúne obras de renomados artistas mineiros, como Joanna Scharlé de Vasconcelos, Lena Eva, Tattoo Paschoal, Simone Machado, Fátima Miranda, Everton Tolentino, Alisson Baião, Júlia Azul, Pedro Bahia, Delvânia Maoz, Silvano Mello, Sueli Ferreira, Dmtrius Costa, Fernanda Castanheira e Erlei Pereira. A exposição está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita.“Desde sua criação, em 2019, o Salão de Artes Tiradentes se consolidou como uma importante iniciativa cultural, cívica e social, promovida pelo Priorado dos Inconfidentes. A iniciativa homenageia a história das montanhas mineiras, berço da Inconfidência Mineira, e a figura de Tiradentes como símbolo de liberdade e resistência”, explica Gladstone Lopes.
A primeira edição do salão foi realizada em Sete Lagoas, após um concurso artístico que contou com a participação de artistas brasileiros e estrangeiros. Desde então, a exposição percorreu várias cidades de Minas Gerais, como Cordisburgo, Ouro Preto, Diamantina e Ritápolis. Em Ouro Branco, está sediada há um ano e quatro meses.Um dos destaques do evento é seu compromisso com a acessibilidade. Entre as obras expostas, há reproduções táteis voltadas para pessoas com deficiência visual. Uma delas recria o rosto de Tiradentes, desmistificando a imagem clássica de barba e cabelos longos. Outra é baseada na icônica pintura "Tiradentes Esquartejado", de Pedro Américo.Com gestão 100% voluntária e sem patrocínios, o projeto reflete o amor à arte e à história mineira. Para Gladstone Lopes, o salão é uma maneira de reforçar o orgulho regional: "Tiradentes é mineiro, a liberdade foi forjada nestas montanhas, nesta nossa pátria Minas Gerais."
Serviço
Salão de Artes “Tiradentes Grão Prior da Liberdade”
Local: Fazenda Carreiras, Estrada Real - MG 129, Ouro Branco
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Entrada: gratuita
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 19/01/2025 - 11:36