Foto: Reprodução Redes Sociais
Uma pesquisa realizada pela Ipsos e pelo Google com 21 mil pessoas em 21 países revelou que, em 2024, o Brasil está acima da média global no uso de inteligência artificial (IA). Segundo o levantamento, 54% dos brasileiros afirmaram ter utilizado IA generativa, enquanto a média global foi de 48%. A IA generativa é conhecida por criar conteúdos como imagens, músicas e textos.O estudo, intitulado Nossa Vida com IA: Da inovação à aplicação, também apontou um alto índice de otimismo no país em relação ao potencial dessa tecnologia. Para 65% dos brasileiros, a IA é promissora por contribuir com diversas áreas da vida, percentual superior à média mundial, que é de 57%.
Outro dado significativo é que 60% dos brasileiros acreditam que a IA gera uma maior expectativa de ganhos e preveem aumento nos empregos. Globalmente, esse índice é de 49%. Além disso, o percentual de brasileiros que confiam nas mudanças no mercado de trabalho impulsionadas pela IA subiu de 62% para 68% em um ano. Enquanto isso, a percepção de que o uso de IA no mercado de trabalho levaria à necessidade de um novo emprego caiu de 20%, em 2023, para 15%, em 2024.Os brasileiros veem a IA como uma força transformadora em setores como ciência (80%), medicina (77%), agricultura (74%) e segurança cibernética (67%). Além disso, 64% da população acredita que os benefícios da inovação na ciência e na medicina superam os riscos dos avanços da IA.
Para Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, é inspirador observar o otimismo e o entusiasmo dos brasileiros em relação à IA generativa. “Os resultados da pesquisa demonstram a confiança dos brasileiros no potencial da IA para gerar impactos positivos no trabalho, na educação e na vida cotidiana. O Google está comprometido em apoiar essa jornada, oferecendo ferramentas e recursos que ajudem brasileiros de todas as áreas a prosperar nesta nova era”, afirmou. As aplicações que facilitam o dia a dia também foram destacadas pelos brasileiros. A busca por informações online (81%), a assistência pessoal (76%) e o apoio aos estudos (74%) figuraram entre os principais usos apontados. Ademais, 85% dos entrevistados valorizam ferramentas como assistentes de escrita e 89% consideram tradutores essenciais. No ambiente de trabalho, três a cada quatro brasileiros (78%) utilizam IA, e 88% consideram a tecnologia indispensável para lidar com informações complexas e encontrar soluções inovadoras para os desafios do negócio.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 17/01/2025 - 07:20