Tempo em Lafaiete: Hoje: 27° - 17° Agora: 26° Quinta, 09 de Janeiro de 2025 Dólar agora: R$ 6,068 Euro agora: R$ 6,246
Polícia


Barracão do Samba em Lafaiete é alvo de dois furtos em menos de 10 dias



Foto: Arquivo Jornal CORREIO



O Barracão do Samba, sede da Liga das Entidades Carnavalescas de Conselheiro Lafaiete (Lecal), foi alvo de dois furtos em um curto intervalo de tempo, gerando indignação e frustração para a entidade. Localizado na rua Jurupis, 40, no bairro Carijós, o espaço foi invadido na semana passada, quando ladrões levaram uma estrutura metálica que seria usada como balcão para atividades do grupo.

Já na quinta-feira, dia 4, o barracão foi novamente invadido, e os suspeitos furtaram a fiação de cobre do padrão elétrico, que havia sido instalada há menos de uma semana. A ação prejudica diretamente o avanço das obras de revitalização do espaço, que vem sendo reformado para servir como um ponto de promoção cultural na cidade. Luiz Otávio, secretário da Lecal, expressou sua revolta e tristeza com os episódios. “A sensação no primeiro momento é de revolta, e logo ela se transforma em um sentimento de frustração que nos faz sentir pequenos e frágeis diante da situação”, desabafou. Ele ressaltou as dificuldades enfrentadas pela entidade, que conta com recursos financeiros limitados e realiza as reformas com esforços próprios e apoio externo.

Segundo Luiz Otávio, medidas estão sendo tomadas para reforçar a segurança do local, incluindo a instalação de câmeras de monitoramento e alarme. Contudo, o furto da fiação elétrica atrasou o andamento das obras. “Esta semana, uma nova fiação será instalada para que possamos retomar o trabalho e garantir condições de monitoramento do Barracão”, explicou o secretário.
O diretor também fez um apelo aos comerciantes de ferros-velhos da região para que não aceitem materiais de origem suspeita. “Ao perceberem que determinados objetos, como os fios de cobre furtados no Barracão do Samba, possam ter origem em furtos, não comprem. Isso alimenta a criminalidade”, alertou.

Mesmo diante das dificuldades, Luiz Otávio reforçou o compromisso da entidade em revitalizar o Barracão do Samba e transformá-lo em um espaço cultural significativo para Conselheiro Lafaiete. “Tudo que está sendo realizado no espaço é fruto do trabalho da própria diretoria e de apoios externos. Somos nós que estamos pagando as reformas que vêm acontecendo no Barracão. Somos nós os operários da obra”, finalizou.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 06/01/2025 - 14:00


Comente esta Notícia