Foto: Divulgação
Segundo a psicóloga Sandra Moreira, a saúde mental requer cuidado e atenção
O começo de um novo ano é um bom momento para repensarmos em várias ações, trajetórias e projetos. Evidenciar os cuidados com a saúde física e mental também é oportuno. A alusão que o Janeiro Branco faz ao bem estar psíquico, de fato, não é despropositalmente ter como marco o primeiro mês do ano. A promessa de vida nova e perspectivas de um futuro promissor, sugestionam um impulso de novas possibilidades e oportunidades.
Contudo, com a clareza de que a base para uma caminhada de sucesso, profissional e pessoal, está associada ao equilíbrio emocional. O investimento nesse campo é imprescindível. Vai além de cuidados para manter a mente saudável, mas sim, o manejo para com a prevenção.
A contemporaneidade implica numa corrida contra o tempo, uma súplica à excelência, ao estado de completude e felicidade plena. A autocobrança de uma vida equilibrada. Entretanto, existe uma questão paradoxal. O equilíbrio demanda muitos esforços, está entre o cair e o ficar de pé. Esticar e soltar. De acordo com a Física: condição de um sistema em que as forças que sobre ele atuam se compensam, anulando-se mutuamente.
O anular-se mutuamente é o que permite a flexibilidade, o processo de adaptabilidade e a capacidade de lidar com o estresse, estabelecer relacionamentos saudáveis, tomar decisões e aproveitar a vida de maneira positiva. Uma boa saúde mental não significa ausência de problemas, mas sim a habilidade de os enfrentar e responder de maneira adequada.
A saúde mental requer cuidado, atenção e práticas continuadas que promovam equilíbrio e resiliência. Priorizar também o bem-estar da mente não deve ser visto como um capricho, mas como uma atitude proativa. É um ato de amor próprio que beneficia tanto o indivíduo quanto aos que estão ao seu redor.
Portanto vale ressaltar algumas práticas possíveis para seu dia a dia e que farão toda a diferença:
1. Pratique o autoconhecimento
Crie momentos para estar com você mesmo e nomear seus sentimentos, objetivos e necessidades.
2. Adote uma rotina saudável
• Sono: Estabeleça horários regulares para dormir e acordar.
• Alimentação: Privilegia uma dieta equilibrada e rica em nutrientes.
• Atividade físico: Encontre exercícios que você se identifique, como caminhada, yoga ou dança, liberam endorfinas.
3. Cultive conexões sociais
Mantenha um contato social com pessoas mais próximas, familiares ou participe de grupos de seu interesse que irão agregar em sua vida. Relacionamentos saudáveis fortalecem a mente e o coração.
4. Detox digital
Reduza o tempo em redes sociais e use a tecnologia de forma consciente. Aproveite momentos de silêncio.
5. Peça ajuda quando necessário
Se sentir uma sobrecarga física e ou mental, busque um profissional de saúde mental, como psicólogos ou psiquiatras. Não relute em buscar apoio. Reconhecer a importância da saúde psicológica é fundamental para combater preconceitos e incentivar as pessoas a se movimentarem em prol de uma mente sã.
Sandra Moreira
Psicóloga Clínica / Psicanalista
Gestão e Desenvolvimento de Pessoas
CRP 04/19856
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 05/01/2025 - 10:39