Foto: Divulgação
O Serviço Social Autônomo (Servas) deu início à Campanha SOS Águas 24/25, uma ação emergencial destinada a prestar assistência às populações afetadas pelas chuvas e períodos de seca que atingem Minas Gerais. Com foco na assistência às vítimas das chuvas que assolam o estado, a campanha visa arrecadar doações e garantir apoio às famílias atingidas.
A SOS Águas, idealizada pelo Servas, faz parte do Programa de Proteção Emergencial (PPE) da instituição e conta com o apoio de diversas entidades, como a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A campanha busca, além de fornecer ajuda emergencial, promover a conscientização e o fortalecimento das comunidades afetadas.
Como funciona a Campanha
A SOS Águas destina cartões humanitários e kits de ajuda humanitária às famílias que residem em municípios com situação de emergência ou calamidade reconhecida pela Cedec, em decorrência das chuvas ou seca. Para serem atendidas, as famílias devem estar cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, as doações recebidas serão direcionadas a entidades socioassistenciais aptas e cadastradas no Servas, enquanto a distribuição feita pela Cedec seguirá os critérios estabelecidos pelo órgão.A campanha também prioriza os municípios mais vulneráveis, com base no Índice de Pobreza Multidimensional de Minas Gerais (IPM Minas), e aqueles com o decreto de calamidade mais recente.
Cartão humanitário
Uma das principais ações da campanha é o cartão humanitário, que visa garantir autonomia e dignidade aos beneficiários. Além de contribuir para a economia local, o cartão permite a compra de alimentos, produtos de higiene, limpeza e utensílios, com recarga única. A utilização do cartão oferece ainda menor custo de transporte e logística, facilitando o atendimento às populações afetadas. Além da assistência emergencial, o Servas distribuirá cartilhas educativas com orientações sobre prevenção de riscos e resiliência comunitária. O objetivo é capacitar as comunidades para enfrentar futuras adversidades de maneira mais preparada e segura, fortalecendo a capacidade de resposta a emergências.
Como doar
As doações financeiras podem ser feitas via Pix, utilizando a chave [email protected]. Esse valor será convertido para a recarga dos cartões humanitários. Já os itens essenciais, como alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e água mineral, podem ser entregues na sede do Servas, localizada na Avenida Cristóvão Colombo, número 683, bairro Funcionários, em Belo Horizonte. O atendimento para recebimento das doações é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para doações de maior porte, é necessário agendar pelo e-mail [email protected].
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 29/12/2024 - 17:20