Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O Ministério da Saúde anunciou novas diretrizes para a vacinação contra a Covid-19, com a inclusão de idosos e gestantes no Calendário Nacional de Vacinação. As gestantes devem receber uma dose a cada gestação, enquanto os idosos com 60 anos ou mais serão imunizados semestralmente.
Além disso, o esquema vacinal para crianças de 6 meses a 5 anos, que já constava do calendário, agora inclui três doses da vacina da Pfizer. Também foi anunciada a inclusão da vacina Zalika, da Zalika Farmacêutica, no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para pessoas com 12 anos ou mais.
As atualizações já foram enviadas a todas as secretarias estaduais e do Distrito Federal. O informe técnico com as novas orientações foi divulgado pelo Ministério da Saúde nesta semana.
Grupos Prioritários e Esquema de Doses
Além dos idosos e gestantes, a vacinação contra a Covid-19 abrange outros grupos prioritários. Pessoas imunocomprometidas, crianças de 6 meses a 5 anos, trabalhadores da saúde, indígenas, quilombolas, entre outros, também devem seguir o calendário. A recomendação é de uma dose a cada seis meses para imunocomprometidos e anualmente para os demais grupos.
Imunizantes Disponíveis
Atualmente, o Brasil utiliza as vacinas Spikevax (Moderna), Comirnaty (Pfizer) e Zalika. A vacina da Zalika será indicada para pessoas com 12 anos ou mais, devido à sua logística favorável, com maior validade e facilidade de transporte. A Pfizer e Moderna estão autorizadas para todas as faixas etárias a partir de 6 meses, com doses ajustadas conforme o histórico de vacinação. Crianças menores de 12 anos, por exemplo, receberão a vacina da Pfizer em três doses, enquanto as que iniciaram com a Moderna completarão o esquema com duas doses dessa vacina.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 22/12/2024 - 15:20