Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 18° Agora: 20° Quarta, 18 de Dezembro de 2024 Dólar agora: R$ 6,288 Euro agora: R$ 6,515
Política


Vereadora reivindica UAI para solucionar dificuldades na emissão de carteira de identidade em Lafaiete

Damires Rinarlly solicitou a realização de uma audiência pública para ampliar o debate sobre o tema



Divulgação


Vereadora reforçou a urgência de uma solução para o problema

A vereadora Damires Ri­narlly (PV) está liderando esforços para a implementação de uma Uni­dade de Atendimento Integrado (UAI) em Conselheiro Lafaiete. A proposta surge em resposta à crescente demanda por serviços como a emissão de carteiras de identidade, que tem sobrecarregado o sistema atual. 

Damires participou de uma reunião na Cidade Admi­nis­trativa, em Belo Horizonte, com a Secretaria de Estado de Pla­nejamento e Gestão de Minas Gerais - Seplag, secretaria responsável pela instalação da UAI e com o Gabinete da Deputada Estadual Lohanna, demonstrando o impacto positivo que a unidade traria para Lafaiete e região. “A UAI não apenas atenderia à emissão de identidade, mas também serviços como Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Es­pectro Autista (CIPTEA), carteira de trabalho e atendimento do Detran. É um avanço essencial para nossa população,” ressaltou a vereadora. 

Além disso, Damires solicitou a realização de uma audiência pública para ampliar o debate sobre o tema, uma vez que a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizada na Câmara Municipal, atualmente atende moradores de Lafaiete e de mais 18 cidades vizinhas, somando aproximadamente 300 mil pessoas. "A estrutura de nossa cidade não tem dado conta dos nossos próprios munícipes, e ainda atendemos a população de outras cidades, então precisamos realmente aumentar nossa capacidade para atender a todos com dignidade," afirmou. 

Para a audiência, foram convidados representantes do Mi­nis­tério Público, Polícia Civil, Governo do Estado, Secretaria Municipal de Planejamento, CAC, a deputada estadual Lohanna e o prefeito eleito de Lafaiete. "Que­remos um de­bate democrático para analisar a viabilidade da UAI em nossa cidade e garantir o acesso digno aos serviços públicos," enfatizou Damires. 

A data da audiência ainda será definida, mas a vereadora reforçou a urgência de uma solução, considerando o volume crescente de demandas. A concretização da UAI em Lafaiete promete ser um divisor de águas para a cidade e toda a região, fortalecendo o acesso à cidadania e à qualidade de vida.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Jornal Correio, no dia 17/12/2024 - 18:23


Comente esta Notícia