Foto: Guilherme Pereira/PMC
Em uma iniciativa pioneira em Minas Gerais, o Sistema Fecomércio MG investe em tecnologia de ponta para a promoção da diversidade, equidade e inclusão, com a aquisição de 45 óculos OrCam MyEye 2.0 para pessoas estudantes e colaboradoras com deficiência visual do Senac.
Todas as unidades educacionais do estado, além da sede administrativa localizada na capital, receberão o equipamento. O investimento para a compra dos instrumentos foi de cerca de R$ 700 mil.
Tecnologia assistiva vestível
O OrCam MyEye 2.0 é um dispositivo de tecnologia assistiva vestível que pesa apenas 22,5 gramas, com câmera com resolução de 13 Megapixel. Funciona sem fio e não requer conexão com a internet. Com recursos de Inteligência Artificial (IA), o aparelho é uma revolução no auxílio à inclusão, impacta positivamente o processo laboral e de ensino-aprendizagem e permite que pessoas com deficiência visual acessem informações de maneira mais independente e eficaz.
De acordo com o analista de Diversidade, Equidade e Inclusão do Senac, Bruno da Silva Paulo, que tem deficiência visual, a nova ferramenta traz um mundo de possibilidades. "Permite ler livros, documentos e telas de computador em voz alta, facilitando o acesso à informação, e identificar rostos de pessoas conhecidas e de produtos, cédulas de dinheiro e cores, tornando as atividades do dia a dia mais práticas", explica. O OrCam MyEye 2.0 auxilia também na orientação espacial, indicando a localização exata de objetos e pessoas.
O presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, Nadim Donato, destaca que o principal objetivo da iniciativa é "reduzir as barreiras que impedem a participação plena de pessoas com deficiência visual nas atividades educacionais e profissionais, proporcionando mais autonomia e independência para que pessoas estudantes e colaboradoras possam realizar suas tarefas com mais facilidade. Isso gera mais oportunidades, melhora a qualidade de vida em diversos contextos e ambientes e é fundamental para termos uma sociedade mais justa e inclusiva".
Inclusão na prática
Em Conselheiro Lafaiete, a aluna do curso Técnico em Estética, Adriana Martins Rosa, 42 anos, já experimentou o equipamento e ficou impressionada. "Eles leem os textos em voz alta e têm outros recursos que facilitam muito o aprendizado". Ela perdeu cem por cento da visão, ainda bebê em função de uma doença grave. Casada, sem filhos e orgulhosa de ser totalmente independente, Adriana avalia que a tecnologia vai contribuir para sua formação profissional. "Acredito que o instrumento vai me ajudar a melhorar meu desempenho nas aulas, me deixando mais perto do meu grande sonho: trabalhar como massagista", afirma.
O Senac tem ampliado os investimentos em várias frentes de atuação, reforçando o compromisso com a diversidade, equidade e inclusão. O conteúdo dos cursos, materiais didáticos e mobiliário recebem adaptações para atender às pessoas com deficiência. Além do OrCam MyEye 2.0, a instituição já possui outros recursos de tecnologia assistiva: teclado ampliado com contraste, lupas eletrônicas e analógicas, teclado em Braille, software leitor de tela, reglete e máquina Braille Parckings, material impresso com fontes ampliadas ou em Braille e tela ampliadora. E ainda oferece o suporte de profissionais de apoio pedagógico especializados, quando necessário.
Senac em Minas
Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC - Confederação Nacional do Comércio, tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 41 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.
O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.
Sobre o Sistema Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais. Há 86 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 17/12/2024 - 17:20