reprodução internet
Com a chegada do calor e do período chuvoso, os acidentes com animais peçonhentos tendem a aumentar, exigindo maior atenção e cuidados. Durante o verão, as pessoas costumam frequentar mais áreas verdes para lazer, enquanto, no meio urbano, as chuvas intensas deslocam escorpiões das redes de esgoto, fazendo com que invadam residências em busca de abrigo.
O Hospital João XXIII (HJXXIII), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), referência no atendimento a casos graves de intoxicação, registrou 2.821 ocorrências com animais peçonhentos entre janeiro e outubro de 2024, segundo dados do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Minas Gerais (CIATox-MG).
Escorpiões lideram os acidentes
Entre os casos registrados, 1.303 foram relacionados a picadas de escorpiões, representando quase metade do total. “Esses casos são mais graves em crianças menores de sete anos, idosos ou pessoas com problemas cardíacos e pulmonares”, alerta o médico e coordenador do CIATox-MG, Adebal de Andrade Filho.
Além dos escorpiões, o levantamento do CIATox-MG também contabilizou:
- 749 acidentes com aranhas,
- 545 ocorrências envolvendo serpentes,
- 224 registros com lagartas.
O especialista reforça que casos graves podem levar a amputações, insuficiência renal, insuficiência hepática e, em situações extremas, ao óbito. Em caso de acidentes, a recomendação é procurar atendimento médico imediatamente e, se possível, tirar uma foto do animal para facilitar a identificação.
Caso de alerta: picada de jararaca
José Maria de Araújo, 54 anos, viveu um susto após ser picado por uma jararaca enquanto trabalhava na plantação de sua chácara em Bom Jesus do Amparo, a cerca de 70 km de Belo Horizonte. Sem usar equipamentos de proteção, ele buscou ajuda rapidamente na unidade de saúde mais próxima e foi transferido ao Hospital João XXIII.
“Fui muito bem acolhido pela equipe e agora estou recuperado”, afirma José, que, após o incidente, decidiu adotar medidas preventivas, como o uso de botas e luvas em ambientes rurais.
Atendimento 24 horas
O CIATox-MG oferece atendimento ininterrupto, 24 horas por dia, com equipe médica especializada para orientar a população e profissionais de saúde. Em casos de emergências toxicológicas ou dúvidas, o serviço pode ser acionado pelos números:
- 0800-722-6001
- (31) 3239-9308 | 3239-9390 | 3224-4000
A prevenção é o melhor caminho para evitar acidentes graves. Fique atento e proteja-se!
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 15/12/2024 - 10:20