Tempo em Lafaiete: Hoje: 27° - 19° Agora: 19° Domingo, 15 de Dezembro de 2024 Dólar agora: R$ 6,042 Euro agora: R$ 6,337
Comunidade


Vale a pena contratar seguro de vida na terceira idade?

Segurança e estabilidade financeira são os principais motivos



Créditos: iStock/ sommart


 

A contratação de um seguro de vida é, normalmente, vista como um ato de pessoas mais jovens, que possuem dependentes e querem garantir uma estabilidade financeira para a família em alguma crise futura. No entanto, a contratação desse tipo de serviço na terceira idade também é uma realidade que vem crescendo cada vez mais. Mas sempre fica a dúvida se vale a pena a contratação de um seguro de vida na terceira idade.

Por que é importante um seguro de vida? E quais as vantagens?

A contratação de um seguro de vida na terceira idade vem aumentando a cada ano justamente pelo aumento da expectativa de vida no Brasil. Segundo o IBGE, em uma pesquisa feita entre 2000 e 2024, a expectativa de vida de homens brasileiros subiu de 71 para 76 anos, e a expectativa de vida para mulheres aumentou de 75 para 79 anos.

Com o aumento da expectativa de vida, também surge a necessidade de criar formas de proteger a família e garantir a estabilidade após a partida do contratante, podendo cobrir também despesas com sepultamento, inventário, funeral, entre outros custos.

Como o seguro de vida não entra no inventário do falecido e também não se enquadra como herança, a liberação do dinheiro ocorre de forma rápida e com pouca burocracia, sendo que o dinheiro pode ser liberado em até 30 dias após o envio da documentação necessária à seguradora.

Existe limite de idade para a contratação de um seguro de vida?

Não existe uma regra definindo a idade máxima para a contratação de um seguro de vida, segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão que fiscaliza e regulamenta o mercado de seguros no Brasil.

No entanto, cada seguradora pode definir regras próprias de limites de idade para novas contratações. Existe um consenso geral entre as seguradoras de um limite de 75 anos para uma nova contratação. Vale lembrar que contratos feitos antes da idade-limite podem ser renovados normalmente até o fim da vida do contratante.

Uma outra restrição de um seguro de vida na terceira idade é que o prêmio (mensalidade do seguro) tem a tendência de ser mais elevado para pessoas mais idosas, devido ao aumento do risco de morte ou doenças. Além disso, é preciso estar muito atento durante a contratação, pois algumas seguradoras podem incluir condições médicas preexistentes que podem limitar ou até impedir a cobertura em caso de morte ou invalidez causada por essas condições.

Como contratar seguro de vida na terceira idade

Fazer a contratação de um seguro de vida para idosos é bastante simples. Antes de tudo, é preciso pesquisar as opções de mercado com as melhores coberturas e que atendem às necessidades do segurado.

Feita a escolha, é hora de analisar o contrato com bastante atenção, em especial se houver algumas restrições, como idade-limite para contratação, suspensão e carências de coberturas, bem como cláusulas excludentes de condições preexistentes.

Feito esse processo, basta enviar todos os documentos necessários, como documentos pessoais, histórico médico e sinistros anteriores, juntamente de uma Declaração Pessoal de Saúde (DPS) devidamente preenchida. A seguradora irá receber os documentos, efetuar uma análise de risco e devolver uma proposta de prêmio mensal, caso seja aceita. Feita essa etapa, resta apenas o pagamento mensal do prêmio, e, quando houver a necessidade, acionar o seguro para resgate do valor total.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 12/12/2024 - 17:20


Comente esta Notícia