Fotos: Divulgação
Neste sábado, dia 7,durante a formatura das crianças do 2º período do Centro Educacional Avelina Noronha (CEI), será lançada a Vilininha, mascote que homenageia a poetisa e historiadora Avelina Maria Noronha de Almeida. A personagem chega para conquistar o imaginário infantil e fortalecer o vínculo entre educação, literatura e cultura. Na quinta-feira, 5, as crianças do Centro Educacional tiveram uma prévia do lançamento. A mascote foi apresentada durante uma visita ao CEI, conduzida pelo filho de Avelina, Toninho Noronha.
Representada em estilo cartoon e anime, a Vilininha foi criada pela ilustradora mineira Beatriz Campos Goddi, conhecida como Giz. Inspirada por leituras das poesias de Avelina e relatos sobre sua trajetória, ela deu forma à mascote, que reflete a infância da poetisa, retratada em uma fotografia de 1937, quando tinha apenas três anos. Vilinha foi projetada para desempenhar vários papéis no ambiente escolar. Além de inspirar a leitura e interagir com as crianças, poderá atuar em campanhas educativas e ações de acolhimento. Segundo Toninho Noronha, a personagem é um tributo à memória de sua mãe. "Queremos que ela seja uma musa inspiradora para as crianças, disseminando poesia, conhecimentos diversos e mensagens educativas por meio de tirinhas e outras iniciativas", afirmou.
Vale lembrar que a figura de Avelina Noronha vai muito além do universo escolar. Historiadora e membro da Academia de Letras de Conselheiro Lafayette, dona Avelina deixou contribuições de grande valor para a compreensão da história local. Entre suas descobertas mais importantes está a confirmação de que o romance A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães, foi escrito em Lafaiete, na época, Queluz de Minas. Sua importância foi também reconhecida pela prefeitura de Lafaiete, que inaugurou, na Casa de Cultura Gabriela Mendonça, a "Sala Avelina Noronha”. O espaço exibe parte do legado da poetisa e busca imortalizar sua relevância cultural.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 06/12/2024 - 09:45