foto: divulgação
Atendendo à uma solicitação dos comerciantes, a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Conselheiro Lafaiete – CDLCL, realizou no dia 26 de novembro, na sede da entidade, a segunda reunião para tratar da segurança pública devido aos constantes furtos e assaltos à mão armada em lojas da cidade. Foram convidados empresários, autoridades policias, entidades, representantes do executivo e legislativo municipal e imprensa local.
Na abertura, o presidente da CDLCL, Edvaldo José Thereza, agradeceu a presença de todos. “É um prazer recebê-los na segunda reunião sobre segurança pública, este momento é essencial para discutirmos ações que fortaleçam a segurança da nossa comunidade e do nosso comércio. Vamos aproveitar essa oportunidade para trocar ideias, unir esforços e trabalhar juntos por um ambiente mais seguro para todos”, concluiu.
A diretora de Relações Institucionais da entidade, Dra. Lúcia Leijôto também agradeceu a presença dos representantes das instituições e destacou a importância de discutir a questão da segurança. “Nosso objetivo é propor em conjunto soluções para o aumento da segurança nas ruas para proteger além de moradores, empresários e seus colaboradores e clientes”.
Dando sequência a reunião, empresários que tiveram seus estabelecimentos assaltados fizeram relatos comoventes do sentimento de impotência e medo que ele e seus colaboradores vivenciaram. Também falaram da insegurança de trabalhar de portas abertas e dos prejuízos materiais que sofreram, além da rotatividade de colaboradores que desistem de trabalhar no comércio por causa da insegurança. Danos emocionais tanto em empresários e colaboradores também foram relatados. Uma das reivindicações foi a implantação do sistema de monitoramento de câmeras Olho Vivo nos centros comerciais da cidade.
Representando a Polícia Militar, o Tenente Allan Alves Xavier apresentou alguns dados sobre as operações policias realizadas no centro de Conselheiro Lafaiete. No período de 01 de janeiro a 26 de novembro de 2023, comparado ao mesmo período neste ano, houve uma variação de 76,36%.
Outro número apresentado foi o de registro de furtos consumados e tentados a estabelecimentos comerciais no centro da cidade, de 01 de janeiro a 26 de novembro de 2023 foram 69, em 2024, nesse mesmo período, foram 80, uma variação de 15,94% em relação ao ano passado. Já o registro de roubos em estabelecimentos comerciais também no mesmo período e local, houve uma variação de 300%.
Bruno Aleixo, responsável pela equipe de transição do prefeito eleito Leandro Chagas, participou ativamente das discussões e levará ao conhecimento do novo chefe do executivo municipal.
A CDLCL propôs a criação de um Comitê para incrementação de ações visando aumentar a segurança no comércio. Foram propostos sete eixos de trabalho para acompanhamento e soluções com sugestões de ações estratégicas: projeto das Câmeras de Segurança Olho Vivo; comércio não formalizado, funcionamento de câmeras internas em estabelecimentos comerciais (levantamento e pontos indicados); cartilhas, mídia e campanhas educativas; programa social para jovens (cursos extensivos); creches (Lei 14.851, de 2024) e moradores em situação de rua.
O presidente Edvaldo, solicitou às autoridades policiais reforços na segurança para coibir ações de criminosos no fim do ano, período de muito movimento nos comércios da cidade. Uma nova reunião com o grupo foi agendada para o dia 10 de dezembro de 2024.
A segunda reunião sobre segurança pública contou com a participação dos diretores da CDLCL, Alessandro Vasconcelos (Tecnologia); Roberto Rezende (Comunicação e Eventos); da coordenadora municipal do Mulheres que Constroem o Varejo, Neila Tavares; do coordenador da CDL Jovem Lafaiete, Luis Nunes; dos empresários Ramiro Maia Albuquerque, Fabrício Leijôto, Thales Costa e Diego Henrique. Representando a ACIAS, participou o diretor João Paulo Passos e Erika Nepomuceno, vice-presidente da ACIS Mulher. Também estiveram presentes Gina Costa, jornalista e vereadora eleita; Wellington de Souza, coordenador do grupo Xadrez Dance e membro do Conselho Municipal da Criança e Adolescente; Vanderlei da Silva e Camilo Moreira, ambos representando a Policia Civil, a Guarda Municipal foi representa pelo gerente Allan Yuri Melo Santos; também esteve presente o subcomandante do 31º Batalhão de Polícia Militar, Major Leandro José Dias Moreira.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 28/11/2024 - 17:20