Tempo em Lafaiete: Hoje: 30° - 18° Agora: 29° Quarta, 27 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,836 Euro agora: R$ 6,154
Região


Banco de Sangue do HBJ em Congonhas registra mais de 1.900 transfusões em dois anos



foto: prefeitura de Congonhas


Nessa segunda-feira, 25 de novembro, foi celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, uma data que reforça a importância do ato de doar como um gesto de amor e solidariedade. Cada doação pode salvar até quatro vidas, tornando esse gesto uma esperança para quem enfrenta emergências médicas.

Em Congonhas, o avanço no cuidado com a saúde ganhou força em fevereiro de 2022, com a implantação da Agência Transfusional no Hospital Bom Jesus (HBJ). O banco de armazenamento de sangue, que atende toda a microrregião, tem sido essencial para salvar vidas, garantindo transfusões rápidas e seguras em casos de urgência e emergência.

Mais de 1.900 transfusões realizadas

Desde a inauguração, em apenas dois anos e meio, o banco já realizou 1.953 transfusões, sendo que 1.109 foram destinadas a situações críticas de urgência e emergência. Esse serviço tem sido um divisor de águas para os pacientes do HBJ e da região, permitindo que o atendimento seja feito de forma ágil e eficiente.

Além disso, o banco de sangue já beneficiou mais de 832 pacientes, e conta com a solidariedade de 860 doadores cadastrados. Apesar de não realizar coletas no próprio hospital, a cidade desenvolveu iniciativas importantes para estimular a doação de sangue, como o projeto "Sangue Nosso Mais Vida".

Projeto leva doadores a Belo Horizonte

Idealizado pela enfermeira Jane Maria e com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e de empresas parceiras como Turin, Sem Fronteiras, São Luiz e Lumape Transportes, o projeto facilita o acesso dos doadores aos bancos de sangue de Belo Horizonte.

Todos os sábados, pela manhã, o projeto oferece transporte gratuito de ida e volta para os doadores. A saída acontece às 6h da manhã, na UPA de Congonhas, com retorno previsto para o meio-dia. Os interessados podem agendar a viagem pelo telefone (31) 99785-5705.

Doe sangue, salve vidas

A doação de sangue é um ato simples, rápido e seguro, mas que faz uma diferença imensurável para quem precisa. A campanha permanente da Prefeitura de Congonhas reforça que a solidariedade de cada doador ajuda a manter o banco de sangue abastecido e a salvar vidas diariamente.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 26/11/2024 - 10:20


Comente esta Notícia